Fotos e dados: Marcelo Schrubbe
Uma delegação de Blumenau terá uma reunião decisiva do projeto – Workshop Internacional das Parcerias Municipais para o Clima. Durante 2 anos, foi desenvolvido em parceria com a cidade alemã Weingarten, um Programa de Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas. Na noite desta segunda-feira (21/11/16), o resultado desse projeto será apresentado ao governo federal alemão na cidade de Karlsruhe, localizada no estado de Baden-Württemberg.
Elaborado com apoio de instituições como FURB, UFSC, UNIASSELVI, Acupuntura Urbana, AHK, ITAMARATY/ERESC, ICMBIO, ACIB e Prefeitura de Blumenau; será hora de decidir os próximos 20 anos. É a possibilidade de transferir de tecnologia, intercâmbios, captação de recursos a fundo perdido (até 500 mil Euros) e financiamentos para obras (com 3% de juros ao ano) sempre tendo como pano de fundo, o clima ou mudanças climáticas. Blumenau é uma das 50 cidades no mundo que está apresentando seus projetos. No Brasil só existem três. O resultado sai em março.
Em seu perfil de Facebook, o Secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, agradece ao prefeito Napoleão “Pela visão e audácia em firmar a parceria e também a todos que colaboraram para esse momento, em especial a cidade de Weingarten em nome do prefeito Markus Ewald; prefeito administrativo Alexander Geiger; relações internacionais Marion Erne; vereadora e responsável por assuntos de mudanças climáticas Marga Fischer”.
Fazem parte da delegação o vereador eleito, Sylvio Zimmermann, que foi ex-presidente da Fundação Cultural e responsável pelas Relações Internacionais da PMB; Mauricio Pozzobon, Diretor de Geologia de Blumenau e Prof. Dr. da UNIASSELVI; Marcelo Schrubbe, Secretário de Defesa do Cidadão( Defesa Civil) de Blumenau.
Segundo Schrubbe, todas as despesas de viagem estão sendo custeadas pelo governo alemão, sem nenhum custo para a prefeitura de Blumenau.