As fortes chuvas que atingiram Blumenau nesta quinta-feira (13/02/25) causaram diversos transtornos na cidade, com registros expressivos de precipitação e ocorrências relacionadas a alagamentos, deslizamentos e vendavais. De acordo com a Defesa Civil, até as 23h45, o acumulado médio de chuva no município foi de 79,9 mm, com algumas regiões registrando volumes ainda mais elevados.
Os maiores acumulados foram registrados no Parque Ramiro Ruediger e em Coripós, ambos com 116,4 mm, seguidos por Itoupavazinha, com 113,8 mm, e Ponte Adolfo Konder, onde choveu 104,2 mm. Outros bairros também tiveram altos índices de precipitação, como Nova Esperança (92,2 mm), Fidelis (86,4 mm) e Velha Grande (76,4 mm).
Mais de 150 ocorrências
A chuva intensa gerou 152 ocorrências em Blumenau, sendo a maioria relacionada a deslizamentos de terra, que somaram 111 registros. Dentre eles, destacam-se deslizamentos em residências (50 casos) e em vias públicas (21 registros), além de quedas de árvores (20 casos) e deslizamentos de terreno e muros.
Os alagamentos também impactaram várias regiões de Blumenau, com 35 registros, 13 deles em residências e 22 em vias públicas. Além disso, foram contabilizados cinco casos de análise de risco e três ocorrências de vendaval, com queda de árvores e danos estruturais.
![](https://controle.oblumenauense.com.br/wp-content/uploads/2025/02/alagamento_R-Francisco-Vahldieck_BNU_14-02-25.jpg)
Impacto e monitoramento
O grande volume de chuva elevou o nível de alerta das autoridades, que seguem monitorando as áreas de risco e atendendo as ocorrências. A Defesa Civil reforça a importância de os moradores ficarem atentos a sinais de deslizamento, como rachaduras em terrenos e movimentação anormal de estruturas.
Com a previsão de instabilidade, a orientação é evitar áreas sujeitas a deslizamentos e alagamentos, além de acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 em caso de emergência.
Previsão do tempo
Na sexta-feira (14), presença de sol e variação de nuvens ao longo do dia, com sensação de calor e abafamento. Entre tarde e noite, o calor juntamente com a circulação marítima favorece a condição para pancadas isoladas de chuva que podem vir acompanhadas de trovoadas. Mínima entre 21 e 23ºC e máxima entre 28 e 30ºC. Vento fraco de oeste/noroeste passando para leste/sudeste.