O nível do Rio Itajaí-Açu atingiu o pico máximo às 2h45 da madrugada desta quinta-feira (5/05/22), quando foi registrado a medição de 9,40m. Com o declínio das águas, começa a limpeza urbana das regiões afetadas. De acordo com a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), não há nenhuma via interditada.
Desde a terça-feira (3), a equipe da Defesa Civil atendeu 97 ocorrências, sendo 55 deslizamentos de terra, 19 quedas de árvores, 18 análise de risco e 5 alagamentos. Além disso, 33 ruas tiveram pontos de alagamento. Não houve nenhuma ocorrência com feridos.
Na medição das 11h, o nível do rio Itajaí-Açu estava com 8,84 metros, 56 centímetros a menos do pico da enchente (9,40 m). Felizmente a projeção da Defesa Civil de que o nível do Rio Itajaí-Açu atingisse os 10,09 metros às 3h não se confirmou.
Segundo a previsão do AlertaBlu, até domingo (8) o tempo vai permanecer firme, com predomínio de sol em meio a presença e variação de nuvens. As temperaturas mínimas e máximas devem oscilam entre 14°C e 27°C, garantindo um bonito Dia das Mães.
Na manhã desta quinta-feira (5), nosso colaborador Soni Robinson Witte deu uma volta pelo Centro e registrou várias fotos. As primeiras são atrás da Praça Hercílio Luz (Biergarten), onde tem a placa de sinalização que aparece na imagem da capa. Essa localidade, onde ficava o antigo porto e tem o pier é uma das primeiras a inundar, mas não há nenhuma construção ou algo afetado por esse aumento do nível do rio.
;