Defesa Civil registra 35 ocorrências por conta das chuvas

Blumenau_R-Carlos-Stiler_22-10-15
Rua Carlos Stiller, Bairro Progresso

Texto: Yara Schram | via PMB

A Defesa Civil de Blumenau registrou desde ontem à tarde 35 ocorrências por conta das fortes chuvas. A mais grave ocorreu na região da rua Araranguá, no bairro Garcia, onde duas casas foram atingidas por deslizamentos e duas estão em situação de perigo. As famílias afetadas já foram remanejadas para a casa de parentes e amigos. As demais ocorrências seguem em verificação pela Defesa Civil.

A Secretaria de Serviços Urbanos também está em ação, trabalhando para desobstruir a passagem na rua Carlos Splitter, também no bairro Garcia. A via está interditada por conta de um deslizamento de terra. A região da Nova Rússia e a rua Araguaia, bairro Glória, estão em meia pista em decorrência de deslizamentos. Os motoristas que passarem pelo local precisam ter atenção.

A Defesa Civil alerta para a possibilidade de pancadas de chuvas ainda no início da tarde, com previsão de diminuição no período da noite. Na medição das 10h, o nível do rio Itajaí-Açu atingiu a marca de 7,45 metros. A previsão para as 15h é de 8,30m. Uma nova projeção do Ria Itajaí-Açu será divulgada ao meio dia pelo Ceops.

A Secretaria de Educação está monitorando a situação das águas e orientando as EBMs e CEIs. Sobre as aulas no período da tarde ainda será informado será terá ou não. A Defesa Civil também ativou o abrigo da Igreja Evangélica Livre de Blumenau, na Itoupava Norte.

O município conta com um Plano de Contingência, que prevê ações a serem tomadas de acordo com cada situação e conforme o nível do rio naquele momento. A comunidade pode acompanhar a situação da cidade por meio do site Alertablu (alertablu.cob.sc.gov.br). Em caso de emergência, a Defesa Civil está de plantão no telefone 199.