Defesa Civil registra 34 deslizamentos, 44 análises de risco e oito alagamentos em Blumenau

Queda de barreira na Rua Araranguá, no bairro Garcia | Foto: Wellington Civiero Ferreira
Queda de barreira na Rua Araranguá, no bairro Garcia | Foto: Wellington Civiero Ferreira

 

Em função do temporal de quinta-feira (17/01/19), a Defesa Civil registrou 105 ocorrências sem vítimas fatais ou famílias desabrigadas. De acordo com o levantamento, que deve ser concluído ainda durante nesta sexta-feira (18), foram registrados um total de 34 deslizamentos, 44 análises de risco e oito alagamentos, sendo a região norte a mais atingida pelas águas. De acordo com o diretor de Defesa Civil, Adriano da Cunha, as equipes estão retornando aos locais das ocorrências para fazer uma análise mais apurada da situação.

Um relatório parcial divulgado pela Defesa Civil apontou que o bairro Itoupavazinha registrou um acúmulo de 92,4 milímetros de chuva, seguido pelo bairro Vila Itoupava com 81 milímetros. O bairro Velha, nas proximidades do Parque Ramiro Ruediger, chegou à marca dos 73,8 milímetros.

Os bairros Itoupava Central e Fidélis também registraram volumes de 70,8 e 68,4 milímetros de água, respectivamente. Segundo Adriano, o acúmulo de água no município foi intenso, já que em Blumenau o volume de chuva normalmente registrado durante todos os meses oscila entre 150 a 180 milímetros. Apesar de nenhum desabrigado, a Defesa Civil orientou a retirada de uma família localizada na Rua Philipp Bauler em função de rachaduras na residência.

O responsável pela Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci), Carlos Olimpio Menestrina, orienta a população para fazer o registro das ocorrências pelo telefone 199. “Mesmo a pessoa ligando para os veículos de comunicação, é aconselhável que faça o registro pelo 199. Isso facilita e agiliza o encaminhamento da ocorrência à equipe responsável”, diz.

Previsão

De acordo com levantamento do AlertaBlu, dias com altas temperaturas com possibilidade de chuvas devem se estender até o final de janeiro. Para esta sexta-feira, a previsão é de calor, devendo a temperatura oscilar entre 30°C e 32°C em função da presença de variação de nebulosidade na região. Com isso, não está descartada a possibilidade de pancadas de chuvas com trovoadas. O levantamento apontou ainda que, no sábado, dia 19, a temperatura deverá subir, chegando à marca dos 36°C com forte risco de temporal no município.

Em função deste período de altas temperaturas na região, a Defesa Civil orienta a população para as medidas de prevenção que podem ajudar e minimizar problemas com chuvas, como manter as calhas das residências limpas, além de desobstruir as bocas de lobo na via e que contribuem para o escoamento das águas. É necessário ainda ficar atendo a presença de rachaduras no terreno e na própria residência.

Ensino
Nesta sexta-feira, a secretária de Educação, Patrícia Lueders, está visitando as unidades de ensino da cidade para verificar a situação. De acordo com um relatório preliminar, cinco unidades tiveram prejuízos. Na Escola Básica Municipal (EBM) Helena Winckler, no bairro Velha, uma árvore caiu em frente à unidade e acabou arrebentando os fios de energia e telefone.

Na EBM Leoberto Leal, no Salto do Norte, foi registrado um destelhamento. Já nos Centros de Educação Infantil (Cei) Paulo Freire, na Itoupava Central, e Maike Andresen Deeke, no Badenfurt, além da EBM Machado de Assis, houve alagamento.

Nesta sexta-feira, a Prefeitura também está com trabalhos de limpeza no Museu da Cerveja, que também foi atingido pelas chuvas na parte interna. Mesmo assim, não foi registrado nenhum dano ao acervo no local. A Prefeitura alerta ainda que o Ambulatório Geral (AG) do Centro estará com a sala de vacina fechada durante esta sexta-feira em função de goteiras no local. O funcionamento volta ao normal na segunda-feira, dia 21.

Com informações de Joni César, da PMB.