Defesa Civil prevê chuva persistente e volumosa nos próximos dias em SC

O motivo é a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no Estado.

Imagem do Satélite GOES-16, campo de vapor d’água integrado na atmosfera e vento em 500 hPa (5 km de altura) entre às 4h20 e às 10h20 horário local. | Fonte: Cptec/INPE

A presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) pode provocar chuvas persistentes e volumosas em várias regiões de Santa Catarina, especialmente no Litoral Norte. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) emitiu um alerta sobre o risco de alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas, causados pelas intensas precipitações previstas.

Este sistema, caracterizado por uma baixa pressão subtropical com grande extensão e atuando acima de 5 km de altitude, gira em sentido horário no Hemisfério Sul, influenciando diretamente o clima da região Sul do Brasil, independente da época do ano.

Atualmente, o vórtice encontra-se nas áreas centrais de Santa Catarina, intensificando as chuvas no leste do estado, sobretudo no Litoral Norte. Essa condição meteorológica, que varia em duração, pode persistir de algumas horas a semanas, mas comumente dura alguns dias.

Diante dos mais de 200 mm de chuva previstos para o período, o Coronel Fabiano de Souza, secretário de Estado da SDC, aconselha a população a permanecer alerta e seguir as recomendações emitidas para garantir segurança e minimizar os impactos. Em casos de emergência, os números 199 (Defesa Civil municipal) e 193 (Corpo de Bombeiros) estão disponíveis para contato.

Além disso, a agitação marítima é uma preocupação adicional para Santa Catarina nos próximos dias, com previsão de ondas de leste alcançando entre 1,5 e 2 metros, e picos de até 2,5 metros entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Esta situação deve se intensificar a partir da noite de quarta-feira, 24, estendendo-se até quinta-feira, 25.

Frederico Rudorff, coordenador de Monitoramento e Alerta da SDC, ressalta a importância de se adotar medidas preventivas. Entre as recomendações estão evitar contato com as águas e não dirigir em locais alagados, não transitar em pontilhões e pontes submersas, cuidar de crianças, idosos e animais próximos a rios e ribeirões, se afastar de postes e árvores, e estar atento a movimentos de terra ou rochas e a rachaduras em muros ou paredes.

Para se manter atualizado com os avisos e alertas da SDC, a população pode se cadastrar para recebê-los por SMS, enviando o CEP da localidade desejada para o número 40199. É possível monitorar mais de um CEP, repetindo o procedimento para cada um deles.