Na manhã desta quarta-feira (17/01/18), o prefeito Napoleão Bernardes esteve na região do Parque Vila Germânica e Ramiro Ruediger para vistoriar os trabalhos das equipes de limpeza e manutenção. Depois que a maior parte da água dos alagamentos baixou no local, as vias próximas ficaram com bastante lama e o ribeirão ainda tem um grande acúmulo de lixo e entulhos represados. Neste primeiro momento, mais de 100 pessoas trabalham na recuperação das estruturas, por toda a cidade.
Um levantamento parcial dos estragos provocados pela chuva aponta pelo menos 18 ruas com algum tipo de obstrução. Já são mais de 230 ocorrências registradas na Defesa Civil desde o final da tarde de ontem, a maioria com relatos de deslizamentos e alagamentos. Na região Sul, os bairros Garcia e Progresso foram os mais atingidos. Nos bairros Vila Nova e Velha também há diversos registros de ocorrência. De acordo com o prefeito, todo o levantamento será feito ao longo do dia para decidir se o município irá ou não decretar situação de emergência.
Resposta rápida e levantamentos
Ainda na noite desta terça-feira (16), após as fortes chuvas que atingiram Blumenau no final da tarde, o prefeito Napoleão Bernardes se reuniu com parte do colegiado e equipes das secretarias envolvidas com a recuperação das áreas atingidas na cidade. Estiveram presentes o senador Dalírio Beber e representantes de secretarias como Defesa do Cidadão, Seterb, Conservação e Manutenção Urbana e Desenvolvimento Social, além de alguns vereadores.
Na ocasião, o prefeito fez uma avaliação do temporal que atingiu a cidade e provocou diversos alagamentos e deslizamentos. Napoleão ainda convocou os envolvidos para que durante esta quarta-feira realizassem as intervenções necessárias, bem como o levantamento dos prejuízos e estragos no município. Em alguns pontos choveu mais de 90 milímetros em cerca de duas horas, a metade do esperado para todo o mês de janeiro.
Foto: Rua Antônio da Veiga, Posto Bela Jóia, via WhatsApp