Defesa Civil de SC alerta para chuvas, temporais, rajadas de vento e até granizo

As condições meteorológicas são influenciadas pela passagem de uma frente fria, associada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica.

Entre a noite de domingo e ao longo da segunda-feira (23 e 24/06/24), a aproximação e passagem de uma frente fria, associada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica, oferecem condições para o desenvolvimento de temporais em Santa Catarina.

A previsão da Defesa Civil do Estado é que o fenômeno climático traga chuvas intensas, relâmpagos, fortes rajadas de vento e potencial para queda de granizo. As áreas em laranja no mapa de risco acima, indicam um alto potencial para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, danos à rede elétrica, destelhamentos e queda de galhos e árvores.

Nessas regiões, os volumes de chuva previstos variam entre 50 mm e 80 mm, com pontos isolados podendo exceder os 100 mm. Já nas áreas em amarelo, o risco é considerado moderado, com menor intensidade dos fenômenos.

Na terça-feira (25), as instabilidades devem continuar afetando o estado, com previsão de acumulados elevados em todas as regiões, mantendo a população em alerta para possíveis novos eventos climáticos adversos.

Como se proteger e evitar acidentes durante tempestades com ventos fortes e raios:

  • Busque um local abrigado
  • Evite áreas perigosas: Afaste-se de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados durante uma tempestade.
  • Em local abrigado: Fique longe das janelas e desligue os aparelhos eletrônicos.
  • Banheiros em alvenaria são considerados locais muito seguros.
  • Segurança na praia: Jamais permaneça na água durante uma tempestade, devido ao risco de raios.

Alagamentos e inundações

  • Evite contato com as águas: Não dirija em áreas alagadas para evitar o risco de ser arrastado pela correnteza.
  • Evite pontilhões e pontes submersas: transitar nesses locais pode ser extremamente perigoso.
  • Proteja as crianças: mantenha-as longe de rios e ribeirões durante inundações para evitar acidentes.