A Defesa Civil de Gaspar segue em situação de alerta de risco muito alto para deslizamentos, por conta do grande volume de chuvas e a previsão do tempo para as próximas horas. A região do Belchior (Alto, Baixo e Central), Arraial D’Ouro e uma área do Bela Vista são as mais atingidas.
De sábado (26/11) até às 18h desta quinta-feira (1/12/22), choveu em média 360 mm. As equipes atenderam 106 ocorrências, que resultaram em 13 adultos e cinco crianças desalojados. A maioria (99) das ocorrências foram deslizamentos.
Só nas últimas 24h, esse volume de chuva chegou a 90 mm, mesmo assim o nível do rio Itajaí-Açu segue na normalidade com 2,27 metros. A previsão é de temporais isolados até domingo (4).
Segundo a última atualização, os locais mais atingidos foram os bairros Arraial (7), Bateias/Barracão (19), Belchior (13), Bela Vista/Figueira (19), Gasparinho/Alto Gasparinho (11) e Macucos/Poço Grande (11). São desde deslizamentos em via pública e residências, alagamentos em ruas e residências, quedas de árvores, deslocamento de rocha, adensamento de ponte, queda de muro.
No momento o município possui cinco ruas totalmente obstruídas e uma parcialmente bloqueada:
- Rua Antonio Schmitz, no bairro Belchior Alto: deslizamento sobre a via próximo ao Parque Aquático Cascata Carolinha;
- Rua Paulo Arquelau Roncaglio, Barracão: vários pontos com alagamento na pista, impedindo a passagem de veículos;
- Rua Amadio Beduschi, no bairro Barracão: vários pontos com alagamento na pista, impedindo a passagem de veículos;
- Rua Vitório Fantoni, no bairro Bateias: queda de muro e deslizamento sobre a via;
- Rua Abdon Bacca, no bairro Alto Gasparinho: deslizamento sobre a via impedindo a passagem de veículos;
- Rua Vidal Flávio Dias, no bairro Belchior Baixo: adensamento da cabeceira da ponte, trânsito em meia pista.
Por enquanto, não foi necessário suspender nenhum serviço público. As aulas estão mantidas, unidades de saúde funcionando, abastecimento de água normal. O transporte coletivo na região do Belchior Baixo e Rua Bonifácio Haendechen segue atendendo dentro da normalidade e o transporte escolar para essa região está sendo adaptado para atender os estudantes.
A Defesa Civil pede que famílias que residem próximo a morros e encostas fiquem atentas a pequenos movimentos de terra, escoamento de água com barro, entre outros e acione o 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236-2147 em caso de qualquer situação para evitar maiores prejuízos. A Defesa Civil segue emitindo alertas através do app, com notificações específicas para as regiões mais afetadas.
A população pode acompanhar os alertas e informações através do site Defesa Civil de Gaspar ou do app Alerta Gaspar (Android e iOS).