Gaspar está em estado de alerta para alagamentos e deslizamentos devido às fortes chuvas que atingem a região. Nas últimas seis horas foi registrado um volume de chuva equivalente a 100 mm na cidade. Até as 7h desta terça-feira (20/12/22), foram registradas 35 ocorrências, sendo deslizamentos de terra e alagamentos em via pública.
Os deslizamentos interromperam o trânsito ruas Antônio Benedito de Amorim, no Belchior Baixo e a Rua Coral de Minas, no Gaspar Grande. Não há registro de pessoas feridas.
Os bairros mais atingidos até o momento são: Bateias, Barracão, Arraial, Bela Vista, Margem Esquerda e Belchior. Por conta dos alagamentos em vias públicas, o transporte coletivo municipal sofrerá alterações nas linhas Óleo Grande, Hotel Fazenda, Arraial, Gasparinho e Águas Negras.
Os agentes da Defesa Civil seguem monitorando as áreas de risco e atendendo ao registro de ocorrências através do telefone 199. Já o Corpo de Bombeiros pode ser acionado em caso de emergências pelo telefone 193.
Por enquanto, não há risco de enchente, no entanto, os níveis do rio Itajaí-Açu seguem sendo monitorados, uma vez que chove em toda a região.