Na medição das 10h desta segunda-feira (29/5/17), o nível do Rio Itajaí Açú estava com 5 metros. Isso significa que baixou 85 cm desde às 16 de domingo (28), quando atingiu seu pico máximo nos últimos três dias.
Durante o fim de semana, a Defesa Civil registrou 42 ocorrências no município, entre as quais obstruções em vias públicas, deslizamentos atingindo residências e quedas de árvores. Não houve, entretanto, feridos, desabrigados ou desalojados.
Entre os casos atendidos pela Prefeitura, está a obstrução da Rua Augusto Groh, no bairro Nova Esperança, um deslizamento na Rua Victorio Zanella, no bairro Itoupavazinha, que deixou um carro soterrado, e a queda de barreira na Rodovia Guilherme Jensen, a SC-108, com interrupção parcial do trânsito.
De acordo com informações do AlertaBlu, nos próximos dois dias a expectativa é que as chuvas continuem ocorrendo em Blumenau. Entre terça e quarta-feira, há risco de temporal com rajadas fortes e momentâneas de vento. A Defesa Civil informa que, em virtude das precipitações previstas para toda a região, o nível do Rio Itajaí-Açú deve voltar a subir. As condições climáticas melhoram a partir de quinta-feira.
A Prefeitura alerta para que a população permaneça atenta para possíveis deslizamentos em áreas de encosta e de risco. Em caso de ocorrências, o cidadão pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. A previsão do tempo, as condições de ruas e o nível do rio podem ser conferidos no site http://alertablu.cob.sc.gov.br. Os dados foram divulgados pela prefeitura de Blumenau na manhã desta segunda-feira (29).
Fotos da Defesa Civil na Rua Victorio Zanella, no bairro Itoupavazinha