Defesa Civil de Blumenau registra deslizamento no bairro Nova Esperança

Por volta das 10h desta terça-feira (31/01/17), a Defesa Civil foi informada sobre um deslizamento na Rua Augusto Groh, bairro Nova Esperança, onde uma casa teria sido parcialmente atingida. As chuvas dos últimos dois dias, o solo encharcado e a previsão de tempo instável até quinta-feira (2) fez o órgão emitir um alerta para quem mora em áreas com risco de deslizamento.

Somente na manhã desta segunda-feira (30) foram registrados 50mm de chuva na região do Garcia. A previsão é de pancadas de chuva com trovoadas no fim da tarde por causa do calor. Os bairros mais atingidos até o momento foram o Jordão, Centro e início da Velha.

Segundo o Secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, entre terça e quinta-feira atuam na cidade dois sistemas. Um vórtice vindo do Paraguai, que passa pelo Paraná e segue até o Rio Grande do Sul, alimentado por uma chuva de circulação. A umidade do oceano junta com esse vórtice e os dois formarão um terceiro sistema, de baixa pressão, conhecido como ciclone extratropical. Na quinta-feira ele afasta-se para o mar.

“Durante estes três dias, causará bastante chuva, com acumulados altos. Não serão chuvas torrenciais, porém constantes, ora mais forte, ora mais fraca”, alerta Schrubbe.  Os técnicos da Defesa Civil pedem à população ficar atenta especialmente pela situação de deslizamentos. Se você perceber movimentação de terra ou qualquer outro sinal, acione o órgão através do telefone 199.

Os meteorologistas estão monitorando um sistema de alta pressão desde a semana passada no Oceano Atlântico que mantém os ventos entre Sudeste e Nordeste, deslocando muita umidade em direção à costa.