Decorações criativas como essas são muito divertidas neste dia de halloween

Por Claus Jensen

No Brasil, o halloween ainda está pegando, mas cada vez mais pessoas aderem ao Dia das Bruxas, difundido universalmente pelos Estados Unidos. Empresas, escolas, festas e encontros, como esse realizado na noite desta segunda-feira (30/10/17), deixam a criatividade à vontade para ousar.

 

 

As fotos abaixo, foram do encontro mensal do Rotary Blumenau Flores do Ipê, único formado só por mulheres no município, que aconteceu no Centro Cultural 25 de Julho. Dione Miriam Kugler fez a decoração com aranhas, fantasmas, morcegos, dentaduras comestíveis, abóboras e outros elementos.

 

 

A colaboradora Marlise Cardoso Jensen, de OBlumenauense, passava pelo local e chamou sua atenção esse festival de criatividade. Além delas, também incluímos duas imagens do professor Salésio Cardoso, que todos os anos decora seu quarto.

 

Foto do quarto do p

 

Essa postagem também é para incentivar você a enviar uma foto, com o tema relacionado ao halloween. Envie através de nossa fanpage ou pelo e-mail contato@oblumenauense.com.br.

 

História

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.

História do Dia das Bruxas

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Símbolos e Tradições

Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankenstein.

As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces. [Fonte: Sua Pesquisa]