Debate em Blumenau discute o papel da engenharia para o futuro das cidades

Encontro preparatório ao 15º CEP reúne profissionais para propor soluções em mobilidade, sustentabilidade e inovação.

Foto: Eraldo Schnaider [PMB]

O futuro das cidades estará em pauta no encontro preparatório ao 15º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que será realizado pelo Crea-SC em Blumenau, nesta terça-feira (29/04/25). A programação inicia às 18h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Blumenau, na Praça Víctor Konder, no Centro.

Com o tema “Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades”, o evento propõe debates sobre o papel da engenharia em temas como cidades inteligentes, indicadores regionais e inovação. Também haverá momentos voltados ao networking, à elaboração de propostas e à eleição dos delegados que representarão a região no congresso estadual.

O encontro é aberto a profissionais e estudantes do setor, com inscrições gratuitas disponíveis no site: Sympla“O objetivo do CEP é mobilizar os profissionais catarinenses para debater soluções para os desafios urbanos, como acessibilidade, mobilidade, saneamento básico, engenharia pública, qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável energético”, explica o presidente do Crea-SC, Eng. Civil Kita Xavier. Ele destaca ainda a importância da participação ativa da categoria para fomentar a inovação e a desburocratização do sistema Confea/Crea.

Propostas online e eixos temáticos

Uma novidade desta edição é a plataforma Propostas Crea-SC, onde os profissionais podem enviar sugestões e interagir com ideias já apresentadas. O prazo para participar é até 30 de junho, e as propostas serão organizadas para votação no Congresso Estadual.

As propostas devem se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:

  • Acessibilidade e Mobilidade Urbana;
  • Saneamento Básico (tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos);
  • Engenharia Pública (Reurbs, moradia e tecnologia social);
  • Qualidade Ambiental (áreas verdes urbanas, emissões de CO₂, vulnerabilidade climática e supressão de vegetação nativa);
  • Desenvolvimento Sustentável Energético para os Municípios (energia acessível e limpa);
  • Inovação e Desburocratização do Sistema Confea/Crea.

O encontro preparatório em Blumenau integra uma série de eventos regionais, que visam colher contribuições para a construção de uma engenharia mais conectada às necessidades das cidades e da sociedade.