Foto: Larissa Machado [HSA]A jornalista Karin Bendheim, de 35 anos, é mãe do primeiro bebê que nasceu em Blumenau no Hospital Santo Antônio. O pequeno Davi veio ao mundo de parto normal às 00h27 deste domingo (1/01/23) pesando 3,960 quilos. O pai, Alberto Camargo Muniz, acompanhou emocionado a chegada do segundo filho do casal.
A previsão era de que nascesse na sexta-feira (30/12/22), mas as contrações só ganharam intensidade por volta das 17h do sábado (31). Logo em seguida já havia 9 centímetros de dilatação.
Foto: Larissa Machado [HSA] “Nossa entrada na internação do HSA foi às 23h30 e em menos de 01h Davi já estava em meus braços. Estava nos planos dele, ele esperou para nascer no momento certo”, relata Karin. Além dele, nasceram seis meninas e cinco meninos.
“A gestação da Karin foi muito tranquila, ela e o esposo estavam preparados para o nascimento, e esse momento foi muito especial para toda a equipe que a acompanhou na gestação” relata a Obstetra Stephani de Brito, que acompanhou toda a gestação.
Foto: Larissa Machado [HSA]Infraestrutura: O Hospital Santo Antônio é uma das maiores referências no atendimento materno infantil de Santa Catarina, dispondo de atendimentos via pronto-socorro obstétrico 24h, além de toda a estrutura recém-inaugurada no Centro Obstétrico e Alojamento Conjunto. “Por mês nascem em média 350 bebês no HSA, são pacientes vindas de 14 municípios da região do Vale do Itajaí. A chegada do primeiro bebê do ano, é celebrada com muito carinho por todos da instituição”, relata Rafael Branco Bertuol, Gerente Geral.
O centro obstétrico do Hospital Santo Antônio dispõe de duas salas cirúrgicas exclusivas para a obstetrícia e três salas de PPPs (pré-parto, parto e pós-parto). Além da estrutura completa de alojamento conjunto e Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno.
Somente em 2022, ocorreram 3.848 nascimentos, sendo 1.892 meninas e 1.956 meninos. O serviço materno infantil é referência na gestação de alto risco para 14 municípios da região do Vale do Itajaí, certificado desde 2000 como hospital amigo da criança e participe da Rede Cegonha, tendo como meta o indicador de parto normal, atualmente estando em 62,67%.
Com informações de Larissa Machado, do Hospital Santo Antônio.