Blumenau recebe no próximo sábado (15/02/25) o Curta Fest Tour, uma sessão especial com os curta-metragens vencedores do Curta Fest, festival realizado em Joinville. O evento acontece no Auditório Carlos Jardim, na Rua XV de Novembro, no Centro, a partir das 15h, com entrada gratuita.
A programação traz os premiados das categorias Brasil, Catarina, Universitária, Animação e Videoclipe, reconhecidos tanto pelo júri oficial – formado por cineastas e produtores – quanto pelo júri popular, que votou durante a Mostra Competitiva. Durante as sessões, o público pôde escolher seus favoritos por meio de cédulas, ajudando a definir os premiados pelo júri popular.
Entre os destaques da exibição estão “Sereia”, de Estevan de la Fuente, vencedor da Mostra Brasil em ambas as categorias de premiação, e “A chuva não me viu passar”, de Leonardo Gatti, que levou o prêmio na Mostra Catarina. Além deles, curtas como “Pororoca” (Animação), “Aurora Frugum” (Universitária) e “Receita de Vó” (Videoclipe) fazem parte da programação. O evento também contará com a exibição do curta “Pássaro Memória”, de Leonardo Martinelli, que recebeu menção honrosa.
Segundo o produtor do festival, Renan Vieira, a iniciativa busca expandir o acesso ao cinema independente. “Um dos grandes objetivos do Curta Fest é promover a circulação das produções. O Curta Fest Tour faz parte dessa proposta”, explica.
O Curta Fest teve sua primeira edição realizada em outubro de 2024, em Joinville, com exibições simultâneas em quatro locais da cidade e espaços de formação para cineastas e estudantes. Como parte da sua expansão, o Curta Fest Tour já passou por São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul e Campo Alegre, e agora chega ao Vale do Itajaí antes de seguir para novas exibições no estado.
O evento é uma das contrapartidas do Curta Fest, projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal. A programação completa pode ser conferida no perfil @curtafest nas redes sociais.
Curtas que serão exibidos no Curta Fest Tour
Vencedores da categoria júri oficial:
- Mostra Brasil: Sereia, de Estevan de la Fuente.
- Mostra Animação: Pororoca, de Fernanda Roque e Francis Frank.
- Mostra Videoclipe: Receita de Vó, de Renan Inquérito e Liah Vitória, de Carlon Hardt, e Não Pare, de Karma Marginal, de Vitor Feitosa – Txoza.
- Mostra Universitária: Aurora Frugum, de Dan Oliveira.
- Mostra Catarina: A chuva não me viu passar, de Leonardo Gatti.
- Menção Honrosa: Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli.
Vencedores da categoria júri popular:
- Mostra Brasil: Sereia, de Estevan de la Fuente.
- Mostra Animação: Coelhitos e Gambazitas, de Thomas Larson.
- Mostra Videoclipe: Receita de Vó, de Renan Inquérito e Liah Vitória, de Carlon Hardt.
- Mostra Universitária: Minha mãe faz a melhor sopa, de Plínio Lopes.
- Mostra Catarina: A chuva não me viu passar, de Leonardo Gatti.