Por Richard Ferrari, da FURB
O curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB, através do projeto de extensão “Cidades para as Pessoas”, está procurando instalar em Blumenau um Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo – EMAU.
Para o pontapé inicial nessa ideia, foi realizado na quinta-feira (19/10/17), no Galpão da Arquitetura o Seminário de Implementação do EMAU que contou com a presença de profissionais da área, professores e alunos da universidade.
A manhã teve uma palestra com o arquiteto e urbanista Paulo Brazil, fundador da Escola da Cidade de São Paulo e Núcleo de Aplicação de Escritório Modelo. Ele destaca que o papel da comunidade nesta iniciativa é importante.
“A arquitetura é fundamental para a melhoria da qualidade de vida das cidades, embora tenha começado depois da escola de engenharia no Brasil. Por isso nós, na Escola da Cidade, criamos o Núcleo de Aplicação conjuntamente com a comunidade para que ela se torne responsável pelos processos de melhoria da vida dela mesma”, afirmou.
O arquiteto e urbanista e professor da FURB Christian Krambeck ressalta a importância que um EMAU terá para todas as comunidades blumenauenses. “São várias importâncias. Primeiro é interna, para os alunos como processo pedagógico que é um dos principais objetivos do escritório modelo. É o aluno perceber que esse curso requer reflexão com toda a comunidade e é um processo participativo. Outra grande importância é o resgate da cidade para as pessoas: criar processos sustentáveis para que a comunidade possa se apropriar do que é dela” – declarou o professor.
A ideia é que, a partir do seminário realizado ontem, o curso forme um Núcleo de alunos para discutir a criação do Escritório Modelo, ao longo desse ano, e lançar ele em 2018 já com projetos, seja junto com outros cursos, comunidade, prefeitura ou com quem quiser projetar uma nova cidade.