A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), através do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), lançou um programa de capacitação destinado a voluntários interessados em contribuir com o gerenciamento de riscos e desastres. A iniciativa começou a receber inscrições na última terça-feira (9/04/24), com prazo até 14 de maio, através de um link disponibilizado para os interessados.
O treinamento tem carga horária de 40 horas e é dividido em sete módulos que abrangem desde Proteção e Defesa Civil, Primeiros Socorros em eventos adversos até Gerenciamento de Riscos e Desastres, incluindo estudos sobre eventos geológicos e hidrológicos, emergências com produtos perigosos, e até mesmo Sistema de Comando em Operações (SCO) e Radiocomunicação. Essa estrutura pedagógica é enriquecida com fóruns virtuais, chats e atividades práticas, promovendo uma aprendizagem abrangente e aplicada.
A realização desse curso é uma estratégia para o fortalecimento da Defesa Civil na região, como destaca Marino Luiz Eyerkaufer, diretor da Udesc Alto Vale e coordenador da iniciativa. Ele aponta a importância da mobilização comunitária organizada e sua articulação eficiente com órgãos públicos, instituições educacionais, a comunidade científica e organizações envolvidas na proteção e defesa civil.
Além da Udesc, o curso é resultado de uma colaboração com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Prefeitura Municipal e Associação Corpo de Bombeiros Voluntários, todos de Ibirama. A iniciativa reforça a rede de apoio e integração entre diversas entidades na preparação para situações de emergência.