Um criminoso procurado no Rio Grande do Sul foi preso na noite deste domingo (22/09/24) no bairro Itoupava Norte, em Blumenau. Por volta das 20h45, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada para a primeira ocorrência na Rua 25 de Julho, onde teria ocorrido uma tentativa de roubo por um homem que trajava uma camiseta do Flamengo.
Porém, durante o deslocamento, os policiais foram informados de outro assalto na Rua 31 de Março, onde o assaltante roubou um automóvel VW Novo Gol (2013). A equipe decidiu ir ao segundo local pelo fato de o crime ter se consumado.
No local, a vítima, uma mulher de 23 anos, disse que estava dentro do carro quando foi rendida por um homem baixo, trajando camisa do Flamengo e short tactel cinza com preto, que se aproximou e simulou estar armado. Em seguida, ordenou que ela saísse do veículo, assumiu o volante e seguiu em direção à Rua Vereador Romário Conceição Badia. Por azar, a vítima havia deixado o seu smartphone iPhone Pro azul dentro do carro.
Os policiais conversavam com a mulher quando foram informados pela Central de Emergência que o criminoso teria deixado o próprio celular em um bar antes de cometer os crimes. A guarnição se deslocou até o estabelecimento e conversou com o proprietário, que confirmou que um homem com as características do assaltante tinha passado pelo bar antes dos crimes serem cometidos. Como estava sem dinheiro para pagar o que havia consumido, o criminoso acabou deixando o seu próprio celular.
O comerciante conhecia o homem e até sabia o nome. A partir disso, foi feita uma consulta no sistema e a guarnição descobriu que o criminoso tinha um mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado, roubo e furto, expedido pela 1ª Vara de Execução Criminal Regional de Caxias do Sul (RS).
Enquanto isso, uma outra guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) da PM conseguiu localizar o automóvel roubado na Rua Berlim. Durante a abordagem, ele forneceu um nome falso, mas como os policiais já sabiam o seu verdadeiro nome, ele acabou assumindo que havia mentido.
O homem recebeu voz de prisão. A vítima do assalto foi informada de que seu veículo foi recuperado e orientada a levá-lo até a Central de Polícia Civil, para onde foi conduzido o assaltante. A vítima solicitou que o serviço de guincho fizesse o procedimento.
Na delegacia, foi feito contato com a primeira vítima, na Rua 25 de Julho. O homem de 31 anos relatou que estava dentro do carro em frente a uma pizzaria quando visualizou um homem trajando uma blusa do Flamengo se aproximar e colocar o dedo por baixo da blusa.
Em seguida, ele anunciou o roubo, dizendo que estava armado. A vítima reagiu e deu um empurrão. O criminoso acabou sendo afastado do veículo e, não satisfeito, foi até uma lixeira, pegou uma garrafa e foi em direção à vítima, que saiu do local.