Crianças entre 5 anos e menores de 10, poderão ser vacinadas contra gripe A até dia 24 de junho

Foto: Eraldo Schnaider

Sala-vacinacao

 

Com a reserva técnica de doses da vacina contra o vírus H1N1 após a campanha Nacional de Vacinação, a Secretaria de Saúde de Blumenau decidiu ampliar a imunização para crianças entre 5 anos e menores de 10 anos. A aplicação para esse público começa nesta sexta-feira (10), nas 46 salas de vacina das unidades de saúde do município. O prazo para que os pais ou responsáveis levem as crianças para vacinação é 24 de junho, uma sexta-feira.

Com a quantidade remanescente de mais de 11 mil doses, a Vigilância Epidemiológica espera vacinar esse novo público e ainda tentar abranger 100% dos grupos prioritários da campanha. Como as gestantes, por exemplo, das quais cerca de 500 ainda não procuraram pela vacina da gripe A. Também podem procurar pela imunização as cerca de mil crianças entre 6 meses e menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas, ou ainda aquelas que receberam a primeira dose e já podem tomar a segunda. Esse último grupo soma quase duas mil crianças.

Em 2015 a estratégia de evitar o desperdício das doses de vacina da gripe A também foi implantada pela Semus e assim foi possível vacinar 8.793 crianças na faixa etária entre 5 e 9 anos. Este ano, mesmo atingindo as metas do Ministério da Saúde em todos os grupos prioritários, Blumenau ainda possui doses da vacina. “Isso se dá porque muitas pessoas que tinham direito procuraram as redes privadas para tomar a vacina. E também porque nossos vacinadores são treinados para evitar o desperdício e extrair o máximo de cada frasco.”, explica a gerente da Vigilância, Ivonete dos Santos.

Com o fim da campanha de vacinação e a previsão de baixas temperaturas para os próximos dias, o grande alerta da secretária de Saúde, Maria Regina de Souza Soar, é para que as pessoas lembrem sempre da prevenção. “A etiqueta da tosse não deve ser esquecida, bem como deixar ambientes arejados e higienizar as mãos. E a pessoa com sintomas de gripe, principalmente febre alta e dificuldade respiratória, deve procurar atendimento em saúde”, reforça a secretária.

Números da Gripe A em Blumenau

  • A cidade tem registrados 53 casos positivos de H1N1, sendo que seis moradores de Blumenau e um de Rio do Sul que faleceram estavam com o vírus.
  • Aguardam resultados de exames 26 pessoas, suspeitas de terem contraído gripe A, sendo quatro delas internadas em UTI.

Por Marília Prado