Um incidente doméstico mobilizou os Bombeiros Voluntários de Ilhota e a equipe aeromédica do helicóptero Arcanjo 03 por volta das 13h desta sexta-feira (6/12/24). Uma criança de 1 ano e 7 meses ingeriu soda cáustica em uma residência localizada na Estrada Geral do Braço do Baú, em Ilhota (SC).
De acordo com os socorristas, o menino foi encontrado agitado, chorando e apresentava episódios de vômito. Dada a gravidade do caso e a distância até um hospital, foi acionado o apoio aéreo do Arcanjo-03. No local, a criança recebeu os primeiros atendimentos, foi sedada e estabilizada pela equipe médica, sendo então transportada de helicóptero ao Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, para avaliação e tratamento especializado.
A corporação não informou as circunstâncias do incidente, como onde estava a soda. De qualquer forma, o incidente acendeu um alerta importante para pais e responsáveis. Produtos químicos como soda cáustica devem ser mantidos em locais seguros e fora do alcance de crianças.
Além disso, os bombeiros reforçam que medidas paliativas, como oferecer água ou leite, devem ser evitadas, já que alguns materiais químicos podem reagir com outras substâncias e piorar o quadro.