Em função das férias coletivas na Prefeitura de Blumenau, a primeira atualização de 2023 do Boletim Coronavírus foi divulgado nesta quarta-feira (11/01/23). Desde 21 de dezembro (2022), foram registrados 1.185 casos novos, uma média de 59 diários nestes últimos 20 dias.
Neste período foram processados 4.022 exames para identificar a doença. Entre os casos positivos, 306 pacientes estão em tratamento. A maioria absoluta, 303, está com seu estado de saúde estável, no entanto em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Até o momento em que foi divulgado este boletim, não havia paciente em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os quatro pacientes internados em hospitais estão todos em enfermarias, deixando a taxa de ocupação em 2,3% em relação à capacidade total. Três são de Blumenau e um é de outra cidade.
Infelizmente também foram registrados quatro óbitos de pessoas infectadas com o coronavírus, totalizando 821 mortes desde 2020. No mesmo período, foram registrados 142.538 casos positivos e realizados 526.996 testes pela prefeitura. Desse total, 141.411 dos infectados se recuperaram da doença.
A prefeitura mantém o reforço das medidas de segurança, que incluem a utilização de máscara em locais com recomendação de uso, como unidades de saúde. Além disso, recomenda a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
Blumenau já aplicou 768.219 vacinas entre 1ª, 2ª, dose única e dose de reforço
Nos últimos 20 dias, foram aplicadas 572 vacinas da primeira dose, sendo 295 doses pediátricas (293.374 vacinados). Até o momento, 286.729 pessoas já foram imunizadas com doses de vacina contra a Covid-19.
Atendimento Covid-19
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal no município, a Prefeitura de Blumenau liberou a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para maiores de 18 anos. A orientação é que os usuários procurem um dos sete Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) do município, das 8h às 21h, e levem um documento oficial em formato físico para facilitar a logística de atendimento. Lembrando que o expediente dos AGFs acontece de segunda a sexta-feira e não há necessidade de agendamento para receber a 4ª dose do imunizante.
A distribuição de senhas e o acolhimento dos pacientes são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil.
Vale lembrar, também, que a vacinação contra a Covid-19 ficará concentrada nos AGFs. A aplicação do imunizante para crianças de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias segue liberada somente no AGF Centro. Se a criança apresentar comorbidades, o responsável legal deve autorizar a vacinação por meio de declaração impressa.