Na Live da Prefeitura de Blumenau desta sexta-feira (18/09/20), o Secretário da Fazenda, César Domenico Poltronieri, prestou contas sobre os recursos recebidos pelo município do Governo Federal. Eles são auditados periodicamente pelo Tribunal de Contas do Estado e pela Secretaria do Tesouro Nacional.
Os valores foram destinados para o combate contra a Covid-19 e para o reequilíbrio orçamentário do município. Os repasses são oriundos da Lei Complementar 173 e vieram em quatro parcelas que até o dia 16 de setembro totalizaram R$ 110,3 milhões.
Desse total recebido, já foram efetivamente aplicados R$ 66,6 milhões, do qual ainda resta um saldo de R$ 43,7 milhões. Esse valor será dividido em R$ 31,1 milhões para a saúde, R$ 434,9 mil para assistência social e R$ 12,2 milhões serão usados para a folha de pagamento, inclusive de quem está na linha de frente de combate à Covid-19.
Segundo a prefeitura, por causa da pandemia, deixaram de ser arrecadados R$ 175 milhões. Um grande impacto nas contas públicas que depende dos impostos para fazer a máquina municipal andar.