Blumenau acaba de receber o primeiro lote da vacina bivalente da Pfizer e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), inicia a vacinação pelos idosos acima de 70 anos na segunda-feira (27/02/23), grupo considerado de maior risco pelo Ministério da Saúde (MS).
A bivalente traz a proteção contra as novas variantes da Covid-19, responsáveis pelo aumento do número de casos que ocorreu no último ano. A distribuição das vacinas segue a orientação do Ministério da Saúde, através da Nota Técnica nº 1/2023.
A aplicação ficará concentrada nos sete Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) do município e ocorrerá das 8h às 21h, sem necessidade de agendamento. Para os moradores das instituições de longa permanência, a Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante.
Marcelo Lanzarin, secretário de promoção da saúde, afirma que a ideia é vacinar esse público antes do fim de março, período em que as infecções respiratórias são mais frequentes e há melhores condições para a transmissão do vírus da Covid-19. “Vale lembrar que, para receber o novo imunizante, a pessoa deve ter tomado ao menos duas doses da vacina monovalente e ter, no mínimo, quatro meses de intervalo entre as aplicações”, acrescenta o secretário.
Com informações de Elaine Malheiros, da SECOM/BNU