A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), inicia nesta terça-feira (31/05/22), a aplicação da dose de reforço (3ª dose) contra a Covid-19 em adolescentes entre 12 e 17 anos, quatro meses após a segunda dose.
A aplicação acontece sem necessidade de agendamento, conforme disponibilidade de doses, nas salas de vacina das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais da Família (AGF) com sala de vacina ativa.
A inclusão deste público segue orientação do Ministério da Saúde (MS) por meio da Nota Técnica nº 35/2022. Este público preferencialmente será imunizado com a vacina Pfizer independente do imunizante aplicado no esquema primário. De forma alternativa, também poderá ser usada a vacina Coronavac para o reforço, desde que não sejam adolescentes imunossuprimidos. Os dois imunizantes são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária.
Públicos, documentação e locais de aplicação da vacina contra a Covid-19:
Primeira dose para pessoas acima de 5 anos: aplicação acontece nas unidades AGF e unidades ESF com sala de vacina ativa, sem agendamento. Apresentar carteira de vacinação e documento de identificação com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal (pai, mãe ou tutor legal mediante documento oficial) ou pessoa adulta com autorização assinada pelos responsáveis legais – conforme modelo que pode ser baixado clicando aqui.
Segunda dose: é destinada a pessoas que já receberam a primeira dose da vaicna e estejam no prazo para a segunda dose. Estas pessoas, inclusive aquelas com a vacina atrasada, devem procurar uma das unidades ESF e AGF com sala de vacina ativa, sem necessidade de agendamento. Levar carteira de vacinação e documento de identificação com foto.
Dose de reforço: é direcionada a pessoas acima de 12 anos que receberam a segunda dose da vacina há mais de quatro meses, sem necessidade de agendamento. No caso de gestantes e puérperas, o prazo para a dose de reforço é de quatro meses. A vacinação acontece nas unidades ESF e AGF com sala de vacina ativa. Levar carteira de vacinação e documento de identificação com foto.
Quarta dose: é destinada a pessoas acima de 60 anos que já receberam o primeiro reforço (3ª dose) há mais de 4 meses. A quarta dose também é destinada a pessoas acima de 12 anos imunocomprometidas, que receberam a 3ª dose há mais de 4 meses, não há necessidade de agendamento. A relação das doenças pode ser acessada clicando aqui. É necessário apresentar declaração médica comprovando a condição. A aplicação acontece nas unidades AGF e unidades ESF com sala de vacina ativa, sem agendamento.
Fonte: Prefeitura de Blumenau