O Coronel da Polícia Militar, Jefferson Schmidt, que fez história em Blumenau como o comandante que mais tempo esteve à frente do 10º Batalhão, está com novo desafio pela frente. O oficial que poderia se aposentar, vai assumir o 3º Comando Regional de Polícia Militar, com sede em Balneário Camboriú (SC), cidade onde tem apartamento e residia antes de vir ao Médio Vale do Itajaí.
O 3° CRPM é comandado atualmente pelo Coronel Jofrey Santos da Silva. A cerimônia de passagem de comando está marcada para às 17h da próxima terça-feira (3/01/23) na Rua México, nº 1.191, no bairro das Nações. Ela contará com a tradicional espada e serão passadas medalhas aos envolvidos.
É o segundo comando regional que assume consecutivamente. Entre fevereiro de 2021 e final de março de 2022, ele esteve à frente do 7º CRPM em Blumenau, responsável por outros 44 municípios do Médio e Alto Vale. A área de atuação abrange também os batalhões de Indaial, Brusque e Rio do Sul.
Transparente, enérgico, cativante e bem-humorado, consegue conquistar o carinho e respeito por onde passa. Na eleição deste ano tentou conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa pelo Patriotas, mas os 4.444 votos não foram suficientes.

Schmidt e Blumenau
Jefferson Schmidt é gaúcho Porto Alegre, mas catarinense de coração, afinal vive no Estado desde os oito anos, quando veio com os pais e a irmã Adriana. Assumiu o Comando do 10° Batalhão da Polícia Militar em setembro de 2016 e deixou no início de 2021.
Em sua página pessoal revela o carinho que tem por Blumenau: “Carrego comigo muito carinho por todas as cidades em que tive a oportunidade de trabalhar. Mas sou obrigado a reconhecer que trabalhar em Blumenau é o ápice da minha carreira, não tão somente pelos Postos e Cargos ocupados, mas porquê em Blumenau eu me encontrei! Achei a cidade que me fez voltar ao passado, primeiro por ser ela a cidade que eu almejava ser transferido quando declarado Aspirante”.
A cultura alemã o levou a buscar as origens do sobrenome Schmidt. Em 2019, ele conseguiu a dupla cidadania alemã, que se estendeu aos filhos e ao irmão. “No comando do 10º BPM, em Blumenau, consegui liderar a Tropa, Oficiais e Praças, de um jeito que tudo o que planejávamos dava certo. Ampliamos a Rede de Vizinhos, instituímos a Rede Catarina em defesa da mulher vítima de violência, criamos a CPT – Companhia de Policiamento Tático, fomos um dos principais atores para a implantação de um Colégio Policial Militar na cidade, revitalizamos espaços internos no Quartel, renovamos a frota do Batalhão, valorizamos o nosso público interno e o principal: conseguimos, todos juntos, reduzir a criminalidade por quatro anos sucessivos, algo que foi custoso e ao mesmo tempo diferenciado na percepção da população que passou a ter mais orgulho de sua Polícia Militar.”, escreveu em seu site.