Este domingo (26/05/19) é uma data especial para Centro Cultural 25 de Julho. Um dos coros mais conhecidos do clube comemora 110 anos de fundação e é a base do show Alte Kameraden Treff (O Encontro dos Velhos Camaradas), grupo que faz sucesso na Oktoberfest de Blumenau. Na festa mais popular de nossa cidade, são eles que se fantasiam de frades e participam da cerimônia de abertura e encerramento.
O Männer Gesangverein Liederkranz (Sociedade Masculina de Canto Circulo da Canção), foi fundado em 26 de maio de 1909. Com intensa atuação na vida musical de Blumenau, a sociedade de canto se destacou por inúmeras apresentações no antigo Teatro Froshin. Em 1921 chega em Blumenau o maestro Heinz Geyer, discípulo do compositor alemão Richard Strauss e que passa a reger o Liederkranz. A obra musical de Geyer ainda não é tão conhecida pelo público, mas ele também escreveu várias composições e adaptou músicas para o coro masculino.
Em 1936, pela fusão da Theatervereins Frohsinn (Sociedade Teatral Frohsinn), do Männer Gesangverein Liederkranz e do Klub Musical (banda de instrumentos de corda) foi fundada a Theater und Musikvereins Frohsinn, que 3 anos depois viria a se transformar na Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. Sob a batuta do Maestro Heinz Geyer foi criado um grande coro misto, que assim absorveu o coral masculino Liederkranz.
A ideia e o sonho de um coro masculino voltou a tona em 1961, quando os componentes reestruturaram o grupo e procuraram o Centro Cultural 25 de Julho. Na Assembléia Geral Ordinária do dia 3 de junho 1962, o Liederkranz foi reconhecido como parte integrante do clube. Foi então oficializada a nova formação do e retomada de sua história, agora com o nome de Männerchor Liederkranz.
Hoje o grupo possui 34 componentes e é regido pelo maestro José Carlos Oeschsler. Para celebrar a data essa data histórica do coro, está sendo organizado um evento no dia 20 de julho, na sede do Centro Cultural 25 de Julho. Além de apresentações do Liederkranz em seu formato clássico, terá o show com os Velhos Camaradas, como ficou carinhosamente conhecido. Em 2019 será a décima apresentação na Oktoberfest Blumenau, também motivo da celebração.