O professor Michael Delaney, cônsul honorário britânico em Santa Catarina, visitou nesta quarta-feira (19), o reitor da FURB, professor João Natel Pollonio Machado. Conversaram sobre as possibilidades de parcerias em investimentos e intercâmbios acadêmicos entre a Universidade e instituições similares no Reino Unido. Participou também da reunião o professor David Bilsland, coordenador de Relações Internacionais da FURB.
Segundo o professor João Natel, a FURB tem interesse em estabelecer convênios acadêmicos com universidades inglesas, para mobilidade de estudantes e docentes, dentro dos objetivos de internacionalização da Universidade. “Acreditamos que podemos desenvolver um bom trabalho em saúde coletiva, por exemplo, a partir do sistema de saúde pública adotado na Inglaterra”, disse ele.
Michael Delaney, que também é diretor da Cultura Inglesa em Blumenau, disse que o programa do governo federal Ciências sem Fronteiras tem grandes possibilidades de intercâmbio com a Inglaterra, com mais de dez mil vagas para estudantes. “Queremos uma maior aproximação com as instituições universitárias de Santa Catarina, nas suas diversas áreas de interesse”, falou Delaney.
O professor David Bilsland relatou que a FURB tem como uma de suas prioridades a mobilidade internacional de docentes e estudantes, tem convênios com 50 universidades estrangeiras, que envia anualmente em programas de intercâmbios 100 estudantes para o exterior e recebe, em paralelo, 50 estudantes estrangeiros. “Nós não temos, ainda, convênio com nenhuma instituição do Reio Unido, e esta oportunidade de intercâmbio é promissora”, disse Bilsland.
via FURB | Texto e foto: Aristheu Formiga