Em uma região como o Vale do Itajaí, onde o setor tecnológico é uma das grandes engrenagens da economia, estar por dentro das tendências digitais pode ser o passaporte para novas oportunidades. Seja na criação de campanhas de marketing, no uso de ferramentas de inteligência artificial ou na gestão de equipes, o conhecimento em informática deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade básica para quem deseja crescer profissionalmente.
No dia a dia, habilidades como entender algoritmos de redes sociais ou programar processos automáticos podem fazer toda a diferença. Um pequeno negócio, por exemplo, ganha alcance nas redes ao adotar estratégias de tráfego pago. Já um estudante de ensino médio, ao aprender os fundamentos de programação, começa a abrir portas para áreas com alta demanda no mercado local.
Foi pensando nisso que projetos como a T-Academy, uma parceria entre a Proway com a multinacional T-Systems, foram criados. Essa iniciativa trouxe jovens para o universo da inteligência artificial em Blumenau, reforçando a importância de formar profissionais adaptados às novas tecnologias.
Outro exemplo da empresa é o treinamento gratuito em inteligência artificial generativa, desenvolvido com o apoio da International Youth Foundation (IYF). Apesar da ProWay, centro de formação em tecnologia, ter a sua sede em Blumenau, tem atuação nacional.
Formação prática e crescimento expressivo
A empresa blumenauense, uma das principais referências em formação tecnológica na região, registrou um crescimento de 27% em 2024, resultado da ampliação de cursos e projetos. Entre os destaques estão programas como o Barão Tech, desenvolvido com a Escola Barão do Rio Branco, e a disciplina de Cultura Digital, que será ministrada diretamente na instituição em 2025. Para os estudantes, isso significa aprender na prática como a tecnologia pode facilitar tarefas e abrir caminhos no mundo digital.
Outras iniciativas incluem trilhas completas para profissionais, como a Formação Ads e Media, voltada a mídias sociais, tráfego pago e branding, e a Formação Ibusiness, que capacita gestores e administradores. Adolescentes também foram contemplados com o lançamento do programa Tech Explorers Pro, voltado para jovens de 16 e 17 anos.
A criação do Ready, um hub de formação empresarial, também ampliou a atuação da ProWay. Voltado ao público corporativo, o projeto integra capacitação e soluções como recrutamento e desenvolvimento de equipes, conectando empresas às demandas do mercado.
Democratizar o acesso à tecnologia
Para 2025, a empresa pretende oferecer treinamentos aos domingos e eventos voltados à democratização da formação tecnológica. A ideia é derrubar barreiras e ampliar o acesso ao conhecimento, permitindo que mais pessoas participem da transformação digital em suas carreiras e negócios.
Entre tantas opções, investir em conhecimento não é só se adaptar ao mercado; é estar preparado para ser parte ativa das mudanças que estão moldando o futuro. O que hoje pode parecer só mais um curso pode ser a chave para transformar carreiras e negócios.
Vila de Natal: até o dia 19 de janeiro (2025) dá tempo de conhecer em Blumenau