Conheça quem está por trás da Cerveja Blumenau

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Fotos e entrevista: Luciano Bernz | Texto final: Claus Jensen

Em 2011, começou a história da Bier Vila, instalada em frente ao Setor 2 do Parque Vila Germânica. Valmir Zanetti, de 50 anos, começou o projeto sem muito conhecimento cervejeiro e oferecendo inicialmente 60 rótulos de cerveja. Quatro anos depois, já são 450, além de 4 sommerliers. Hoje ele conta na sociedade com a esposa Alcione e o casal de sócios, Ulisses e Fabiola Kreutzfeldt.

A sexta-feira (28) marcou um novo momento para um dos sócios dessa iniciativa de sucesso, lançando os próprios rótulos, com a marca Cerveja Blumenau. Os nomes são a cara da cidade: Capivara Little IPA e Ipê Amarelo. Aliás, nesta última há um projeto social, que pretende distribuir mil sementes do Ipê Amarelo. A primeira foi plantada durante a cerimônia, na frente da Bier Vila. Para deixar o produto com mais cara da cidade ainda, foi desenvolvido um copo pela empresa Cristais Blumenau, que acompanha a caixa com a cerveja. Uma grande sacada.

 

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Esta data foi comemorada em um almoço com direito a degustação dos produtos. A imprensa foi convidada ao evento, que teve alguns brindes: ao criador da cerveja, à família, aos amigos, aos 4 anos, e por fim, aos 165 anos de Blumenau. Zanetti fez questão de agradecer à sua esposa, seu braço direito e à sua equipe, todos aplaudidos.

 

 

Luciano Bernz entrevistou o empreendedor Valmir Zanetti, que trabalhou durante muitos anos no mercado financeiro.

OBlumenauense: Valmir, você saiu do ramo financeiro e entrou em outra área totalmente diferente que foi da gastronomia e bebidas. Como foi essa transição?

Valmir Zanetti: Todo jovem quando começa a prospectar uma carreira, sonha em construir um cenário em que ele possa se aposentar e usufruir suas conquistas. Comigo também não foi diferente. Há 15 anos, quando entrei no mercado financeiro, trabalhei em várias instituições, deixando uma reserva financeira para a aposentadoria. Nunca cogitei em parar de trabalhar, por isso quando eu saí do setor financeiro, já tinha alguns empreendimentos. Um deles era o Empório Vila Germânica. Nele nós vimos o potencial de fazer algumas coisas e encima disso nasceu a recuperação gradual da cerveja e outros eventos. Isso despertou o interesse maior pela cerveja, que originou o Bier Vila.

OBlumenauense: Quando surgiu a ideia de desenvolver a própria cerveja?

Valmir Zanetti: O conceito e a proposta sempre foi ter uma casa que tivesse as boas cervejas do mundo. E esse lema a gente traz com bastante trabalho. Temos vários desafios como vencer a alta tributação das cervejas artesanais do Brasil e as barreiras da importação, no câmbio louco do jeito que está. Mas temos conseguido com sucesso. Paralelo à isso, temos percebido a crescente demanda do mercado, e como empresário, você tem que estar atento ao que ele está pedindo. Os turistas e blumenauenses que nos visitam, geralmente perguntavam “E a cerveja de vocês, quando sai?”.

Nós ouvimos o cliente e lançamos dois produtos com estilos diferentes, um novo para o mercado local e outro mais consumido. A American Lager é uma cerveja com corpo e paladar diferente; enquanto a American IPA, tem um estilo contemporâneo, que tem muita gente trabalhando, e foi inserida no Bier Vila através de um concurso. Estamos acreditando bastante nessas novas propostas.

OBlumenauense: Outra grande novidade foi o anúncio da cerveja 1850, que faz uma homenagem ao ano de fundação da cidade. Qual é a previsão dela entrar no mercado?

Valmir Zanetti: Quando nós pensamos nas cervejas próprias, fomos ao encontro de um discurso que falamos com muita frequência, que é lançar produtos que tenham a cara de Blumenau. Tanto na qualidade, apresentação, como no produto em si. Lançamos hoje uma American Lager, com o nome de Ipê Amarelo, que traz em seu nome as belezas, a harmonia de uma cidade bonita. Com a Capivara Litle IPA, destinamos ao paladar refinado, um produto mais encorpado. Com isso, entendemos que tem espaço e aí veio a provocação: porque não resgatar ainda mais as coisas de Blumenau.

O nome 1850 não precisa nem explicar, afinal foi onde tudo começou. Mais uma cerveja que vem de encontro com a ideia de ter a cara blumenauense, em parceria com a maltearia de Blumenau, a primeira do Brasil. Será desenvolvido um malte especial, que vai permitir que possamos definir um estilo, que ainda está definido, mas com muita presença que tenha a cara de Blumenau. Exceto logicamente o lúpulo, já que o país não tem capacidade de produzir um de boa qualidade, de resto, tudo deve ser blumenauense.

Já firmamos uma parceria com a Cristais Blumenau para desenvolver um copo especial para esse rótulo. O nosso sommelier já está trabalhando no desenvolvimento da receita. No final de setembro ou outubro, já deveremos saber qual a nova cerveja. Tem tudo para ser uma cerveja envelhecida em barril, voltada para um público diferenciado.

 

Valmir Zanetti

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