Há, por exemplo, um quiz sobre paisagens no Brasil e na Alemanha e outra instalação que fala sobre as histórias criadas pelos irmãos Grimm, muito populares no Brasil. Outras questões abordadas no espaço são o idioma e a arquitetura, por exemplo.
A imigração abre a experiência com um “barco” onde é possível ouvir algumas cartas que foram enviadas pelos primeiros alemães que chegaram ao Vale, convidando seus familiares para embarcarem para a América do Sul.
Maikon Werner, diretor criativo do espaço, diz que o Museu Interativo Brasil Alemanha é um atrativo complementar a todas as experiências que os turistas vivenciam em Pomerode. “Nós entendemos que é possível que o turista saia da região com um olhar mais aguçado a perceber as influências que os países exercem um sobre o outro e o quanto isso engrandece ainda mais a relação iniciada pela imigração”, comenta.
Além da visitação turística, o espaço terá programações exclusivas para escolas e também um espaço disponível para realização de pequenas reuniões e convenções corporativas. Apesar de ficar no 1° pavimento do prédio, há um elevador exclusivo para portadores de deficiência física ou qualquer outra pessoa que tenha dificuldade de subir a escada.
O Museu Interativo Brasil Alemanha ficará disponível ao público a partir desta quinta-feira (27). Os dias e horários de funcionamento serão de quarta-feira a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos e feriados, das 9h às 18h. Ele fica na Rua Paulo Zimmermann, n° 65, no Centro Histórico de Pomerode, anexo ao Parque Municipal Rio do Testo.
O ingresso custa R$ 40,00 e estão à venda online, através do www.museubrasilalemanha.com.br.
Junto ao Museu Interativo Brasil Alemanha está o Café e Bistrô 1824. Com o nome que homenageia o marco inicial da imigração alemã no Brasil, o espaço terá um menu de lanches e refeições, cervejas artesanais, espumantes e outras experiências para aproveitar ao ar livre no Centro Histórico de Pomerode.


