Conheça o bicicletário sustentável que está sendo implantado em Rio do Sul (SC)

A proposta alinha a visão de mobilidade urbana mais sustentável e energias limpas, promovendo alternativas de transporte que reduzam as emissões de carbono.

Foto: Unidavi

O Centro de Inovação Norberto Frahm, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), está avançando na implementação de um bicicletário sustentável em Rio do Sul (SC).

Coordenado pela professora Lilian Borges da Unidavi, o projeto denominado “Living Lab Alto Vale” tem como foco a criação de um espaço experimental para testes de materiais alternativos e o desenvolvimento de tecnologias voltadas à mobilidade elétrica. Além disso, serão exploradas soluções para a eficiência de baterias e placas fotovoltaicas para geração de eletricidade.

A partir de 17 de agosto, o bicicletário entra em operação, oferecendo cinco bicicletas elétricas para uso. Esse novo recurso se alinha com a visão de mobilidade urbana mais sustentável e energias limpas, promovendo alternativas de transporte que reduzem as emissões de carbono.

A iniciativa integra a chamada pública da Fapesc para projetos de mobilidade elétrica e desenvolvimento urbano inteligente. Além de contribuir para a inovação e testes práticos, a criação desse “living lab” busca estimular avanços na mobilidade elétrica e criar infraestruturas que apoiem o uso de energias renováveis.

A expectativa é que a iniciativa não promova somente um ambiente mais limpo no município, mas também impulsione o desenvolvimento econômico diante das crescentes demandas por soluções ecologicamente responsáveis.

Obs.: Unidavi é o Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí