Nesta última semana de junho de 2016, visitamos o Parque das Nascentes, na Nova Rússia, para conhecer as condições do local, que estava abandonado, sem vigilância nem manutenção.
Considerado o maior parque natural municipal do Brasil, com nove trilhas ecológicas distribuídas por 35 Km e 5,3 mil hectares, área de camping, quiosques; e uma casa em mal estado de conservação equipada de cozinha, churrasqueira, banheiro e camas. A ponte que dava acesso às trilhas desabou.
Na terça-feira (21/6/16) da semana passada, foi publicado o edital que firma o Termo de Cooperação nº 01/2016 celebrando Gestão Compartilhada do Parque Natural Municipal “Nascentes do Garcia” entre a Universidade Regional de Blumenau (FURB), Fundação do Meio Ambiente (FAEMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Parque das Nascentes (IPAN).
A partir de agora, conforme consta no documento, o gerenciamento e administração do Parque Natural Municipal “Nascentes do Garcia” cabe ao IPAN e compreende ações de proteção e conservação do patrimônio natural e ações de manutenção e implantação de infraestrutura física.
Cada uma das entidades citadas no termo tem obrigações e responsabilidades. À FURB caberá ceder uma quantidade determinada de bolsistas, profissional com formação na área ambiental, além de apoiar as atividades acadêmicas e de pesquisa da unidade de conservação. O termo tem validade pelos próximos cinco anos.
Nossos colaboradores João Paulo Taumaturgo e Alcione Alvim da Silva, conversaram no local com o presidente da FAEMA, Fernando Leite. Ele explicou as mudanças e expectativas com o convênio. No vídeo é possível ver as duas antigas sedes, a última com carros do governo federal abandonados. Confira o vídeo de 11 minutos.
Na parte final do vídeo, é citado um vídeo mostrando a subida do Morro do Sapo, que fica na região. Para acessar, clique aqui.