Congresso no Ministério Público de SC vai debater a atuação coletiva no combate à corrupção

corrupcao-pasta-dinheiroEstão abertas as inscrições para o congresso “A Corrupção Como Problema de Ação Coletiva”, que será realizado no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) nos dias 27 e 28 de novembro. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até a véspera do evento, dia 26 de novembro. Para participar, basta preencher a ficha de inscrição e encaminhar para o e-mail secretaria@cdemp.org.br.

O evento integra o II Congresso Nacional do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP) e será no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis. O objetivo é sensibilizar os agentes públicos e a sociedade para a necessidade de atuação coletiva no combate à corrupção.

Entre os temas que serão tópicos de palestras, estão a “Evolução patrimonial e improbidade administrativa” e a “Corrupção e Criminalidade Organizada”. O congresso, promovido pelo Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPSC, é voltado para Membros e Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal, Magistrados, Defensores públicos, Advogados, Operadores do Direito e público em geral.

O CDEMP

O CDEMP é uma associação civil, sem fins lucrativos, que visa a estabelecer maior intercâmbio científico entre os Ministérios Públicos de todo o Brasil. Com a Constituição da República de 1988, o Promotor de Justiça foi alçado à função essencial da soberania do Estado Brasileiro para dar efetividade a todos os Direitos assegurados na Carta Magna.

Tal realidade trouxe a necessidade de maior aprimoramento científico para que se buscasse caminhos que conduzissem à realização dessa missão, não só com o estudo e a busca de posicionamentos uniformes de sustentação perante os Tribunais de Justiça de cada Federação e o Supremo Tribunal Federal, mas, também, interagindo para a troca de experiências pedagógicas e de desenvolvimento profissional de Membros dos Ministérios Públicos.

1º Dia – 27 de novembro (quinta-feira)

  • 20h – Abertura
  • 20h30 – Palestra Magna “La Corrupción como Problema de Accion Colectiva” Fernando Felipe Jiménez Sánchez (Profesor titular de ciencia política y de la  administración de la Universidad de Murcia Director del Departamento de Ciencia  Política y de la Administración de la Universidad de Murcia).
  • 21h30 – Perguntas e debates
  • 22h – Confraternização

2º Dia – 28 de novembro (sexta-feira)

  • 9h – Mesa Redonda: Evolução patrimonial e improbidade administrativa.
    Expositores: Emerson Garcia – Promotor de Justiça do MP/RJ
    William Garcia – Promotor de Justiça do MP/MG
    Coordenação: Gustavo Senna Miranda – Promotor de Justiça do MP/ES
  • 10h30 – Perguntas e debates
  • 11h30 – Intervalo para almoço
  • 13h30 – Mesa Redonda: Corrupção e Criminalidade Organizada.
    Expositores: Arthur Lemos Júnior – Promotor de Justiça do MP/SP
    Julia Vergara – Delegada Federal
    Coordenação: Gilberto Valente Martins- Promotor de Justiça do MPPA e Conselheiro do CNJ.
  • 15h – Perguntas e debates
  • 15h30 – Intervalo
  • 16h – Mesa Redonda: Controle Social e a Lei da Transparência.
    Expositores: Aluízio Bezerra Filho – Juiz de Direito da Paraíba
    Mário Vinícius Espinelli – Controlador Geral do Município de São Paulo
    Coordenação: Salomão Ribas Júnior – Jornalista
  • 17h30 – Perguntas e debates
  • 18h – Encerramento do Congresso

Fonte: MPSC