A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul informa o primeiro óbito do ano por gripe Influenza. O caso é de uma mulher de 48 anos, internada no Hospital São José no dia 26 de abril com quadro de febre, tosse e falta de ar. A paciente recebeu o tratamento com o antiviral Tamiflu e permaneceu internada na UTI do hospital. Morreu no dia 1º de maio. Ela não havia tomado a vacina contra a gripe.
Esse quadro em pacientes hospitalizados é chamado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e deve ser notificado à Vigilância Epidemiológica para coleta de exames e confirmação do agente etiológico. A notificação foi realizada pelo hospital e os exames foram coletados para envio ao Laboratório Central de Saúde Pública em Florianópolis, que confirmou o vírus Influenza A. A Secretaria de Saúde aguarda o resultado de subtipagem da Influenza A.
Segundo investigação, a paciente tinha hipertensão e diabetes. Além desse caso, a Secretaria de Saúde teve a primeira confirmação de Influenza A H1N1 desse ano em uma criança de 9 anos com SRAG. A criança recebeu alta no dia 31 de março, após o tratamento para a doença no Hospital Jaraguá.