Texto: Claus Jensen | Fotos: João Paulo Taumaturgo
Na noite desta segunda-feira (7/11/16) foi realizada a entrega do XV Prêmio Gustav Salinger, promovido pela Acib Jovem. A grande novidade neste ano foi a inclusão da categoria “empreendedorismo social”, além de comércio, indústria, serviços e jovem empreendedor.
A cerimônia iniciou às 20h, no Teatro Carlos Gomes, em conjunto com a comemoração do aniversário da Acib, como ocorre anualmente. Podiam se inscrever empresas de dois a 30 anos de fundação, que tenham sede no Vale do Itajaí.
Nas categorias indústria, comércio, serviços e empreendedorismo social, a idade do empreendedor não influencia no resultado. Apenas o prêmio Jovem Empreendedor considera que o vencedor precisa ter menos de 40 anos.
A banca de avaliação foi formada por executivos do Sebrae, Caixa Econômica Federal, Conselho Estadual do Jovem Empreendedor (Cejesc) e empresários convidados. O prefeito reeleito Napoleão Bernardes (PSDB) e o presidente da ACIB, Carlos Tavares D’Amaral, participaram da cerimônia.
O prêmio da categoria Jovem Empreendedor, ficou com Bruno José Schmitt, da Amê Gastronomia Funcional. Já em empreendedorismo social, quem levou o prêmio foi o Humberto L. P. Cardoso Filho, da TEDxBlumenau. A Odebrecht Ambiental levou o prêmio na categoria de serviços e o comércio ficou com a Empório Frozen, representado pela sócia, Arethusa Fischer. A categoria indústria ficou com Marlon Pierre de Souza, da Playmove Tecnologia que diverte e ensina.
Após a entrega dos prêmios houve um jantar de confraternização que comemorava os 115 anos da ACIB. A entidade empresarial foi fundada em 5 de novembro de 1901, inicialmente como a Associação Comercial do Vale do Itajaí, e depois virou Associação Empresarial de Blumenau (Acib).
O presidente da Acib, lembrou que é a entidade mais antiga do Estado, construída por homens e mulheres visionários, sempre buscando mais qualidade de vida e desenvolvimento econômico para a região. Ele ressaltou a importância do associativismo e o trabalho desenvolvido pelos núcleos da Acib. Napoleão Bernardes reiterou a importante participação da Acib no desenvolvimento econômico da cidade e a forte característica associativista dos blumenauenses. “O desenvolvimento da nossa cidade passa pela criação de uma atmosfera para as empresas prosperarem”, ressaltou o prefeito reeleito de Blumenau.
Representando o governador Raimundo Colombo, o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional, Emerson Antunes, afirmou que a Acib não só mostra sua força na comunidade empresarial, mas também é responsável por determinar a agenda regional. “Um exemplo foi a revitalização da rodovia Jorge Lacerda, que só entrou na agenda estadual pela força da Acib”. A coordenadora da Acib Jovem, Ana Bilbao, agradeceu a todos – amigos, familiares, colegas da Acib Jovem – que a apoiaram e auxiliaram no último ano, para que o trabalho pudesse ser adaptado a sua gestação e o nascimento da filha. Ido Steiner representou o presidente da Facisc, Ernesto Reck, e entregou uma placa em homenagem aos 115 anos da Acib.