Texto: Slain Franco
Além de ser considerada a terra do chope, a região do Vale Europeu é conhecida também pelos seus saborosos cafés coloniais, doces e cucas. Com a tendência do estilo food porn, termo usado para pratos deliciosamente atrativos ao paladar e aos olhos, o tradicional café da tarde vem ganhando novos e criativos sabores.
Um exemplo de cardápio pra lá de tentador é o da Dona Fulana, confeitaria que já é queridinha em Florianópolis e vai abrir suas portas em Blumenau dia 29 de abril, na Avenida Alameda Rio Branco, esquina com a Doutor Luiz de Freitas Melro. Assim como a matriz, sucesso absoluto na Capital, a unidade de Blumenau vai trabalhar com o sistema de troca de cardápio a cada três meses, mantendo fixos os pratos de maior sucesso.
Entre os preferidos do público, estão o Gran Gateau, tortas de sorvete e milk shakes elaborados e bem servidos, mini burgers e sanduíches prensados, sushi de churros e as famosas mini tortas personalizadas. “Em nossa confeitaria o cliente não escolhe por uma fatia de sua torta predileta e sim pela sua mini torta”, comenta a proprietária, Darlene Gomes. Para a região, a empresária e seu marido e sócio Cesar Toscan apostam em mais um diferencial: coxinhas e empadinhas de linguiça Blumenau com requeijão.
Similar à loja de Florianópolis, porém maior, com 250 metros quadrados, a Dona Fulana de Blumenau pretende no futuro abrir um espaço reservado para eventos privados, tanto sociais quanto corporativos. “Esta região tem um apreço muito grande por doces e cafés, é uma tradição. Acredito que vamos atingir um público mais amplo como famílias, grupos e pessoas que buscam um lugar agradável para degustar um bom café e um doce diferente”, conclui Darlene. A confeitaria Dona Fulana vai atender das 12h às 22h, de terça a domingo.
Sucesso na Capital
A Dona Fulana nasceu há quatro anos em Florianópolis e no início trabalhava apenas com encomendas. Como caiu no gosto das pessoas, o chef e criador da marca, Thiago Ribeiro decidiu dar um passo importante e abrir a primeira loja, no Bairro Coqueiros, em 2015. Desde então, a confeitaria ganhou destaque na Capital catarinense, conquistando fãs que fazem questão de degustar as delícias do lugar.
A receita deu tão certo que em abril já abriu outra unidade em um shopping de Florianópolis e se prepara para abrir a primeira franquia, em Blumenau. Thiago conta que a ideia de abrir franquias surgiu há menos de um ano. “As oportunidades foram aparecendo e vamos ter esta primeira franquia em Blumenau como teste, mas temos certeza de que será um sucesso”, comenta. O empresário afirma que a marca vem sendo procurada por empresários de outras cidades do estado e fora de Santa Catarina também.