Fotos da Rua Erwin Manske: Jovelino Delei Ronchi
Quem precisou utilizar a Rua Erwin Manske, no distrito da Vila Itoupava, enfrentou vários pontos de alagamentos nesta segunda-feira (18/02/19) de manhã. Os condutores enfrentaram a água que se acumulava na estrada de barro, inclusive os ônibus do transporte coletivo.
Foi o bairro mais atingido pela chuva e a região chegou a acumular quase 100 mm nas últimas 24h, segundo informações da estação do AlertaBlu às 9h45min. Essa foi uma das 14 ocorrências que a Defesa Civil registrou em Blumenau.
No bairro Itoupavazinha, onde a estação registrou 58,4 mm, a chuva causou erosão na Rua Luiz Maske, altura do nº 1.900, deixando carros atolados. A Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção Urbana já foi informada.
Um muro caiu na Rua Otto Marquardt, altura do nº 72, no bairro Garcia, interditando parcialmente a via. Duas lonas foram doadas pela Defesa Civil para cobrir o local. Não foi identificado risco iminente para os moradores da residência.
Na Rua Boa Esperança, nº 62, no bairro Ribeirão Fresco, houve um deslizamento próximo à uma residência. A Defesa Civil foi ao local e constatou a falta de um sistema de drenagem, o que provocou esse pequeno deslizamento na encosta dos fundos, com um imóvel acima, porém desocupado. Foram doadas duas lonas para cobrir a “cicatriz do deslizamento”.
Uma residência na Rua Teófilo Otoni, altura do nº 129, no bairro Vila Nova, apresentou rachaduras. A Defesa Civil avaliou que a provável causa do problema é a construção de um prédio no terreno ao lado, mas não aparentava oferecer risco iminente. O órgão necessita fazer uma melhor avaliação técnica através de uma arquiteta ou engenheiro.
Às 10h50min deste domingo (17), a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) e bombeiros trabalharam no corte e retirada de uma árvore que caiu na pista da Rua Professor Jacob Ineichen, altura do nº 3570, no bairro Itoupavazinha. No período da tarde, a mesma coisa, só que desta vez na Rua Itajaí nº 4506, no bairro Vorstadt.