Por Michelle Nunes e Fabio Lima
Encontrar novos talentos e ideias que possam melhor a qualidade de vida dos catarinenses, a partir de aplicativos que incrementem as áreas de Desenvolvimento Econômico, Sustentabilidade e Inovação no relacionamento do setor público com o cidadão. Esta é a proposta do Hackathon #DesenvolveSC, uma competição de programação que será realizada de 16 a 18 de setembro, no Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc).
“Para aqueles que têm habilidade em tecnologia, criatividade e mais de 18 anos, esta é uma chance de ser premiado, ter seu projeto valorizado e desenvolver um produto que contribua para o futuro da sociedade catarinense”, relata o presidente do Ciasc, Luiz Antônio da Costa Silva.
As inscrições vão de 15 até 22 de agosto no site www.ciasc.sc.gov.br/hackathon. Serão aceitos somente projetos nas áreas pré-estabelecidas e com as equipes de, no máximo, cinco pessoas. As vagas serão limitadas em vinte equipes, considerando a ordem de inscrição e a homologação nos prazos previstos. O evento do Governo do Estado é realizado por meio do Ciasc, com parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).
“Ações conjuntas entre Governo, instituições de ensino, empresas e sociedade civil são necessárias para promover o desenvolvimento econômico de Santa Catarina. Hoje, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação é um dos que mais cresce no Estado e está presente em várias regiões. Queremos incentivar ainda mais o segmento e apoiar ideias inovadoras que possam beneficiar nossa sociedade”, afirma o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini.
Tendências de mercado
Para falar sobre sua experiência no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), o engenheiro de Telecomunicações Fernando Oliveira será o palestrante de sábado, 17 de setembro. Diretor executivo da empresa Canonical, Oliveira já trabalhou na Nokia, BWG Strategy, Cisco, Oi, Brasil Telecom e WEG, e tem formação nas universidades de Harvard e Standford.