Concurso de Osterbaum na Rota do Enxaimel bate recorde de participação

Com 88 árvores inscritas, tradição de Páscoa ganha força e emociona moradores e visitantes em Pomerode.

Foto: Fernanda Ribas

A Páscoa em Pomerode está ainda mais colorida e cheia de significado. O tradicional Concurso de Osterbaum da Rota do Enxaimel bateu recorde de participação este ano, reunindo 88 inscritos – sendo 70 moradores e 18 associados à Associação Rota do Enxaimel. O número supera em 15 árvores o total da edição anterior e reforça o envolvimento da comunidade com essa tradição tão especial.

As inscrições encerraram no domingo (6/04/25), abertas exclusivamente para moradores e empresas do bairro Testo Alto, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo. Para participar, o regulamento exigia que a árvore estivesse visível da rua, preservando o espírito de partilha e inspiração para quem passa pelo trajeto.

 

Quem visita os 16 quilômetros da Rota do Enxaimel e suas transversais durante a Osterfest se depara com árvores decoradas com casquinhas naturais de ovos de diferentes aves, fitas de cetim, tecidos coloridos e até pinturas feitas à mão. A diversidade e o cuidado nos detalhes revelam não só o talento, mas também a dedicação das famílias e instituições locais, que mantêm viva uma tradição carregada de afeto.

O concurso é promovido pela Associação Rota do Enxaimel e busca valorizar a criatividade, harmonia e o uso de elementos naturais na decoração. Este ano, a premiação será entregue para o primeiro e segundo lugar na categoria de árvore mais bonita, o primeiro e segundo lugar da árvore mais alta e haverá ainda uma categoria exclusiva para os associados da entidade, que reúne mais de 30 empresas e instituições.

A comissão julgadora, formada por três representantes externos indicados pela Associação, percorreu a rota na terça-feira (8) para avaliar as árvores. O grupo contou com Ranice Dulce Trapp, coordenadora do Ensino Bilíngue da Secretaria de Educação e Formação Empreendedora; Maurício Nienow, consultor da Associação Comercial de Pomerode; e Elton Hoffmann, tesoureiro da Rota Raízes Germânicas.

Foto: Fernanda Ribas

Os vencedores serão divulgados no domingo (13), nas redes sociais da Rota do Enxaimel e também na imprensa. Além do reconhecimento, os autores das árvores premiadas receberão kits com produtos e serviços da Rota. E, para completar, dois dos 70 moradores inscritos ainda concorrem a brindes extras por meio de sorteio.

Mais do que um concurso, a iniciativa reforça o valor da colaboração, da memória e do orgulho por fazer parte de uma cultura que floresce a cada nova casquinha pendurada. E que emociona quem passa.

Foto: Fernanda Ribas