A organização do evento registrou o aumento de 111% no número de inscrições dos rótulos se comparado a 2014.
Texto: Felipe Rodrigues | PMB
O Festival Brasileiro da Cerveja se tornou uma referência para o setor na América do Sul, prova disso foi a grande adesão de inscrições para o 3º Concurso Brasileiro de Cervejas, que acontece entre os dias 8 e 10 de março no Parque Vila Germânica. Ao todo, serão 874 rótulos participantes, um acréscimo de 111% se comparado ao ano passado, quando 414 se inscreveram. Os números são ainda mais expressivos se relacionarmos com 2013, quanto 215 concorreram. A quantidade de cervejarias participantes também triplicou. Este ano, 136 marcas se inscreveram, enquanto que em 2013, apenas 42 marcaram presença.
Serão 117 estilos diferentes de cerveja, 41 a mais que em 2014. Entre os mais populares a American-Style India Pale Ale aparece como sendo a preferida das marcas para o concurso. São 62 cervejas desse tipo. Depois, aparece a South German-Style Hafeweizen/Hafeweissbier, com 56 inscrições. Na sequência vem a Belgian Style White (or Wit)/Belgian-Style Wheat (35), American-Style Pale Ale (31), American Style Lager (30), Herb and Spice Beer (23), German-Style Pilsener (22), English-Style India Pale Ale (20), Imperial or Double India Pale Ale (17), Irish-Style Red Ale (17) e a Wood-and Barrel-Aged Strong Beer (17).
Para o presidente da Comissão Organizadora do Festival Brasileiro da Cerveja, Ricardo Stodieck, a quantidade de rótulos e cervejarias inscritos não é uma surpresa e esse número já era esperado. “O Concurso e o Festival são marcas registradas do Parque Vila Germânica e seguramente estão entre os melhores produtos que a cidade tem”, destaca Ricardo.
A coordenadora técnica do Concurso, Amanda Reitenbach, também comemora a grande participação. Ela acredita que o aumento das inscrições se deve a grande quantidade de pessoas que estão consumindo e gostando de novas cervejas. “O aumento de rótulos e cervejarias inscritas é muito expressivo e importante não só para o concurso, mas também para o cenário cervejeiro brasileiro, pois mostra o crescimento do setor e a entrada de novos estilos no mercado nacional”, conta Amanda.
Diferentemente das outras edições, o Concurso terminará antes do início do Festival. A ideia é promover um evento festivo para que os participantes e jurados possam interagir e confraternizar entre si. Na ocasião, a escolhida como melhor cerveja do Concurso receberá um troféu que será desenhado exclusivamente para o evento.
Jurados Internacionais
A organização também já confirmou a presença de 36 jurados. Destes, 11 são do exterior, de países como Suécia, Bélgica, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Inglaterra e Chile. “O grupo de jurados foi selecionado de acordo com a disponibilidade de agenda e experiência. Sem dúvida, eles estão entre os melhores especialistas do mundo”, destaca o coordenador do Concurso Brasileiro de Cervejas, Valmir Zanetti.
Confira a lista de jurados confirmados, por país:
ARGENTINA
- Leonardo Ferrari
- Diego Vandesar
BRASIL
- Ana Paula Almeida
- Andréa Bonavigo du Pin Calmon
- Carolina Oda
- Daniel Wolf
- Daniela de Castro Dezordi
- Eduardo Passareli
- Eli Júnior
- Fabiana Arreguy
- Gabriela Montadon
- Gustavo Miranda
- Herbert Schumacher
- Kátia Jorge
- Leonardo Botto
- Leonardo Sewald
- Marco Falcone
- Marcus Dapper
- Mauricio Beltrameli
- Pablo Carvalho
- Patrick Zanello
- Raphael Rodrigues
- Ricardo Canabrava
- Rubens Deeke
- Rubens Mattos
- Sady Hömrich
- Tatiana Spogis
BÉLGICA – Luc De Raedemaeker
CHILE – Jaime Odeja
INGLATERRA
- Melissa Cole
- Paddy Johnson
ITÁLIA – Alessando Campanini
SUÉCIA – Jessica Larsson
URUGUAI – Alejandro Baldenero
USA
- Joseph Tucker
- Randy Mosher
Para saber mais sobre os jurados, basta acessar aqui.