Na noite desta segunda-feira (14), aconteceu mais um Concerto de Natal, evento que encerra as atividades culturais do Centro Cultural 25 de Julho no final do ano. Uma verdadeira celebração onde a tradição alemã estava presente em todas as manifestações artísticas. O evento Natalino foi conduzido em alemão e português, por Alda Niemayer de 95 anos, como sempre faz já há muito tempo.
O primeiro grupo a se apresentar foi o de Dança Sênior, onde tinham também senhoras da melhor idade. Em seguida foi a vez de ouvir as vozes masculinas do Coral Masculino, ou Männer Chor Liederkranz, base do grupo Os Velhos Camaradas, que faz sucesso na Oktoberfest. O maestro José Carlos Oeschler fez uma homenagem a Rolf Haas, que faleceu recentemente e participou dos dois coros do Centro Cultural 25 de Julho. Também foi solista em várias peças musicais apresentadas.
O Grupo de Dança Schuhplatter, se apresentou acompanhado com dois músicos tocando bandonion. Todos os componentes eram jovens, inclusive algumas crianças, o que garante a preservação do estilo de dança para as próximas gerações. Outros grupos de dança folclórica que fizeram belas apresentações, foram o Die Tanzlmusi, Blumenauer Volkstanzgruppe e o D’Gmütlichen Blumenauer. Um conjunto de metais acompanhou um dos grupos de dança.
O Coral Misto do Centro Cultural 25 de Julho, regido pela maestrina Juliana Leticia Furlani, encerrou o evento com músicas natalinas que foram o fundo musical da chegada do Papai Noel. Todas as crianças presentes foram convidadas a vir ao bom velhinho, que distribuiu uma lembrancinha. O Papai Noel é o participante do coro masculino, Jackson Luiz Reinhold, o mesmo que aparece nos desfiles de Natal e no espetáculo “Em Busca da Magia”, no Parque Vila Germânica.
Dieter Walter Carlos Berner, atual presidente do clube, saudou os visitantes e também fez uma bela homenagem a Rolf Haas. Lembrou que ele era participante ativo da maioria das atividades do 25 de Julho, atuando também em diversas gestões e diretorias, inclusive como presidente. Nada mais justo, para alguém que participou em vários grupos relacionados ao canto, dança e teatro. Os presentes se levantaram e foi dedicado um minuto de silêncio em sua memória. Após as apresentações, os participantes de todos os grupos se confraternizaram em uma janta, onde cada um trouxe um prato.
“A maior festa que existe durante o ano é o Natal. Em minha casa procuro respeitar aquilo que aprendi dos meus pais e avós. É um momento para desacelerar, pensar, ir buscar os seus valores que na correria do ano você acaba esquecendo. As pessoas são o maior patrimônio que temos, sejam amigos ou familiares. Cada grupo aqui faz esse resgate da mensagem do Natal como tempo de reflexão tanto de si mesmo como da família. É um olhar para o próximo, um nascimento para uma vida nova, simbolizando a própria vinda de Jesus”, comenta o presidente do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau.
Fotos: Fernando Jader Mantau | Marlise Cardoso Jensen | Nikolas Jensen