Comunidade Luterana de Blumenau celebra 200 anos de presença no Brasil

Igreja do Espírito Santo promove eventos para marcar o bicentenário.

A Comunidade Evangélica Luterana Blumenau Centro, fundada em 1857 e a primeira do Vale do Itajaí, se une às comemorações dos 200 anos de imigração alemã no Brasil. Alguns anos antes, em 1824, o Brasil recebia os imigrantes europeus, sendo que boa parte tinha como língua nativa o alemão.

Essas famílias se estabeleceram primeiro em Nova Friburgo (RJ) e depois em São Leopoldo (RS), no Vale dos Sinos. Com a chegada do Dr. Hermann Otto Blumenau à colônia que levou seu sobrenome e virou município em 1850, muitos imigrantes trouxeram seus poucos pertences e um coração cheio de esperança. Para enfrentar os problemas, eles contavam com a fé em Deus, de acordo com os princípios da religião fundada por Martin Luther.

A Igreja do Espírito Santo é a comunidade luterana mais antiga no Vale do Itajaí. Para celebrar o bicentenário da imigração e chegada da religião no país, foi criada uma programação especial no templo histórico.

30 de junho – A música comunitária é uma característica marcante da identidade luterana. No próximo domingo (30/06), às 19h, está agendado um grande concerto pelos 200 anos na Igreja do Espírito Santo, localizada na Rua Amazonas, 119, na região central de Blumenau. Participarão coros de adultos e crianças, grupos instrumentais e de metais, bem como peças executadas no órgão da igreja.

24 de julho – Na véspera do Dia do Imigrante, acontecerá um culto de Ação de Graças com a pregação do Pastor Sinodal Alan Schulz. O evento, agendado para às 19h30 do dia 24 de julho na Igreja do Espírito Santo, contará com a participação especial de grupos de música e canto, com a presença de autoridades convidadas.