Comitiva de Blumenau esteve no Banco Fonplata, na Bolívia, buscando recursos para Corredor Norte e ponte do Centro

 

Foi realizada na tarde desta sexta-feira (3/11/17), o encontro entre o vice-prefeito de Blumenau e secretário Executivo do Programa de Mobilidade Sustentável e de Projetos Especiais, Mário Hildebrandt, e o secretário de Gestão e Transparência, Paulo Costa, com o presidente do Banco Fonplata, Juan Notaro Fraga, e demais membros da instituição, localizada na Bolívia. A comitiva de representantes municipais de Blumenau busca no país vizinho alternativas de financiamentos para a continuidade das obras de mobilidade na cidade.

De acordo com Hildebrandt, esse foi o primeiro encontro com o Fonplata e teve como objetivo principal sanar dúvidas e entender como se dá o financiamento. “Entre nossos questionamentos aos representantes do Fonplata, estiveram os prazos de desembolso, de carência e as exigências do banco para a disponibilização dos recursos. Nosso principal objetivo é utilizar esse dinheiro, caso seja liberado, para tirar do papel obras como o Corredor Norte e a ponte que liga as ruas Rodolfo Freygang e Chile. Ambas já têm os projetos prontos e em fase de finalização e a vinda dos recursos é o que precisamos para o andamento delas”, explica.

Além da reunião com o Banco Fonplata, a equipe tem programadas visitas técnicas às cidades de Santa Cruz de la Sierra, também na Bolívia, passando também por Medellin e Bogotá, na Colômbia. A intenção é conhecer áreas de mobilidade urbana, desenvolvimento econômico e tecnologia e inovação, como o Transmilenio de Bogotá, sistema integrado de transporte público considerado um dos mais eficientes da América Latina.

Financiamento por meio do Banco Fonplata

Entre os questionamentos sanados durante o encontro, está o de que a contrapartida no financiamento é de 20% do valor total pedido. Os outros 80% ficam sob responsabilidade da instituição.

Paulo Costa explica que são quatro anos para a execução das obras e 15 anos para o pagamento do financiamento. “Foi uma reunião bastante produtiva e esperamos, muito em breve, ter boas notícias para a mobilidade de Blumenau”, destaca.

O Fonplata é um fundo de investimento que funciona como um banco de desenvolvimento regional, formado por países que fazem parte do Mercosul, mais a Bolívia. Criado em 1977, reúne recursos da Argentina, Bolívia, do Brasil, Paraguai e Uruguai e tem como missão o apoio à integração dessas nações vizinhas na busca por um desenvolvimento mais igualitário e inclusivo, dentro deles e entre as áreas de influência da bacia do Rio Prata, por meio de operações de crédito.

Por Karolina Bonin, da PMB