A Comissão Legislativa Temporária Especial de Análise de Questões de Segurança Pública da Câmara Municipal, constituída na Audiência Pública, proposta pelo vereador Ailton de Souza, Ito, no dia 20 de março e representantes da Associação dos Conselhos de Segurança Comunitária, estiveram reunidos hoje com o Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, César Augusto Grubba, onde trataram da falta de efetivo policial na cidade. Em 2012, eram 382 Policiais Militares e 100 civis. Hoje são 292 Militar e 78 Civis, para atender a cidade de 343.715 (População Estimada de acordo com IBGE). A deficiência também é verificada em viaturas, armamento e equipamentos para os policiais.
No encontro, o Secretário César Augusto Grubba, reconheceu as deficiências na segurança pública no município, assegurando que vai direcionar atenção especial a Blumenau e região. A princípio, o Secretário já encaminhou quatro motos que estão sendo utilizadas pela ROCAM – Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas, armas e coletes para os policiais. Foram entregues 19. 100 assinaturas no abaixo – assinado realizado pela Comissão e pelos CONSEGs – Conselhos de Segurança Comunitária.
Foram solicitados pela Comissão o aumento do efetivo em mais cem policiais, no entanto, o secretário afirmou que definirá a quantidade de policiais dentro de dois meses, mas afirmou que vai se empenhar para conseguir atender à solicitação. “Daqui a dois meses teremos a definição do número exato de policiais que receberemos. Solicitamos que o Estado enviasse cem novos policiais para Blumenau e estamos bastante confiantes em sermos atendidos em nossa reivindicação”, declarou o vereador Ailton de Souza, Ito.