Comida di Buteco chega a Blumenau pela primeira vez

Saiba quais os sete estabelecimentos e os pratos selecionados para participar.

Abril é o mês de festejar a cultura de buteco de norte a sul do país, com uma grande novidade este ano: pela primeira vez, bares de Blumenau irão disputar o título de Melhor Buteco do Brasil.

O Comida di Buteco tem sua edição de estreia na cidade de 7 a 30 de abril, trazendo para o Vale do Itajaí a importância da cultura de buteco como uma essência dos brasileiros, convidando todos para conhecerem lugares e sabores caseiros, pois, afinal, a vida é feita de buteco! No circuito de Blumenau serão sete estabelecimentos participantes: Alek Bar, Banga Dunga, Bar da Oma, Berlim – Delícias pra você, Box3222, In Natura, e Polpetta – Pão com Bolinho.

O tema da edição de 2023 é “Ervas e Especiarias”, que remonta aos primórdios da história da humanidade e caminhos da culinária ao redor do mundo. A escolha se deve ao fato desses elementos serem utilizados nas cozinhas de todo o país, permitindo apropriações regionais e ampla variedade, onde os butecos podem explorar e abusar da criatividade.

O concurso ocorre em 24 circuitos simultâneos em todo o Brasil, com mil butecos participantes. Além do novo circuito em Blumenau, o concurso, que na Grande Florianópolis já está em sua sexta edição com bares participantes da capital, São José e Palhoça, também está presente pela primeira vez em Joinville, além das cidades paranaenses de Londrina e Maringá.

O Comida di Buteco é um concurso, e não um festival, elegendo o Melhor Buteco de cada circuito, e não o melhor petisco. O público e os jurados visitam os estabelecimentos para avaliar quatro categorias: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. Cada item tem um peso diferente nas notas, o petisco corresponde a 70% e as demais categorias 10% cada uma. A cada edição, a lista de butecos participantes altera 20% de sua base, gerando renovação e acirrando a competitividade.

Desde 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é local, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o Melhor Buteco Do Brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho, em uma cerimônia especial.

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade promocional da extinta Rádio Geraes FM, feita para resgatar botecos familiares e a cozinha local. Hoje, o concurso é feito em todo o país e realizado em abril, simultaneamente em todas as cidades, demarcando esse período do ano como o mês de comemorar a cultura de buteco no Brasil.

Desenvolvimento sócio-econômico e transformação de vidas

Com o foco sempre voltado para a valorização do pequeno comércio familiar, o concurso gera resultados que impactam toda a cadeia produtiva do setor e ajudam a desenvolver circuitos turísticos demarcados pelos butecos participantes e promovendo desenvolvimento sócio-econômico.

Com a missão – “Transformar vidas através da cozinha de raiz – Buteco extensão de sua casa”, em 2022, o Comida di Buteco atingiu marcas históricas de performance sendo mais de nove milhões pessoas impactadas diretamente nos butecos; 900 mil votos, 730 mil fãs e 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso; 10 milhões de alcance nas redes sociais; nove milhões de pageviews no site; mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia de valor do ecossistema; 100 mil turistas presentes nos circuitos; e mais de oito mil empregos gerados.

O evento é 100% viabilizado com investimento de empresas. Os principais parceiros desta edição são a Eisenbahn, Frontera, Santander, Getnet, McCain, vinícola Chandon, Sympla e Piraquê Comida di Buteco.

Spetinho Fogo na Brasa_TEMPRATODOS | Foto: Luis Carlos
Pão com Bolinho_Amy Rice,da Polpetta | Foto: Luis Carlos
In Natura_Spitzkopf | Foto: Luis Carlos
Delícias Pra Você_Sequência do Berlim | Foto: Luis Carlos
Linguiça do Opa, do Bar da Oma | Foto: Luis Carlos
505 Food and Bar Coxinha de Pulled Pork | Foto: Luis Carlos
Choripan ao molho de chimichurri, no Alek Bar | Foto: Luis Carlos
Bolinho Alemão, da Banga Dunga | Foto: Luis Carlos