O domingo (20/3/16) inicia com mudança de estação. Segundo o calendário astronômico, o outono vai de 20 de março a 21 de junho. O Epagri/Ciram prevê o enfraquecimento do fenômeno El Niño, atingindo a neutralidade até a metade do ano. Em 2015, ele provocou chuvas e alagamentos em várias regiões do país.
O Oeste de Santa Catarina ainda pode sentir seu efeito, porque segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, a chuva pode ficar acima na media na região. Também não se descarta a possibilidade do fenômeno La Niña no segundo semestre, onde a característica é um clima mais seco.
Em março e abril chegam as primeiras massas de ar frio com formação de geada em algumas localidades do Estado, sobretudo no Planalto Sul. A partir de maio, massas de ar mais intensas no Sul do Brasil deixam a temperatura mais baixa, por vezes com geada ampla em Santa Catarina. Porém, neste inicio de outono não há previsão de frio intenso, ainda por influência do El Niño.
Características do outono
A estação marca a transição entre o verão e o inverno, e são comuns: veranicos, períodos prolongados de temperatura mais elevada (acima de 30°C), especialmente no mês de maio; grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima); e nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.
Fonte: meteorologista Gilsânia Cruz | Epagri Ciram