A segunda edição do Festival do Camarão de Porto Belo começa nesta sexta-feira, às 19h. Serão 3 dias com boa música e gastronomia à base de frutos do mar. Entre os grupos que irão se apresentar, está a banda Expresso Rural, no domingo às 22h30min. O local da festa, em frente à Praça da Bandeira, no Centro de Porto Belo.
O festival ocorre até a próxima segunda-feira (13), quando Porto Belo completa 182 anos de emancipação político-administrativa. Entre as atrações estão apresentações artísticas, artesanato e o preparo de uma caldeirada de frutos do mar, que segundo a organização Elite World Record é a maior do mundo.
Para o prefeito Evaldo Guerreiro, o festival tem o papel de valorizar a cultura e incrementar a economia. “Conseguimos transformar o festival em uma festa voltada para família. A intenção é que haja um resgate da gastronomia de Porto Belo”, revelou. “Queremos repetir o sucesso do ano passado, quando recebemos 35 mil pessoas nos três dias de festa”, ressaltou o prefeito.
A segunda edição do Festival do Camarão de Porto Belo tem o apoio do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Sesc (Serviço Social do Comércio), que ficará responsável pela recreação do evento. A entidade é responsável pelas barracas com jogos e brincadeiras para as mais variadas faixas etárias.
Entre as atrações do festival, destaque para a caldeirada de frutos do mar, que oficialmente passou a ser a maior do mundo. O recorde de 5.637 kg foi atingido pela cidade de Porto Belo na primeira edição do Festival do Camarão, em 2013. O município já havia obtido a homologação do recorde brasileiro e agora, por meio do Elite World Records, obtém o título mundial. O feito foi registrado pelo RankBrasil, livro dos recordes brasileiro.
Conforme informações da Fumtur (Fundação Municipal de Turismo), cerca de três toneladas de ingredientes serão necessárias para preparar o prato com frutos do mar: 550 kg de camarão, 300 kg de polvo, 300 kg carne de siri, 450 kg de lula, 600 kg de peixe, 1000 kg de temperos além de 2500 l de água. Este ano, a cidade promove novamente a produção da iguaria, que será servida neste domingo, dia 12, e é preparada dentro desse panelão.
O prefeito Evaldo Guerreiro e o presidente da Fundação de Turismo, Vilson Jaques, comemoram o resultado. O presidente da fundação foi um dos cozinheiros da caldeirada do ano passado. “Ficamos surpresos com o recorde internacional, uma vez que a verificação foi realizada pela organização de forma independente. Recebemos o resultado com muita alegria”, ressaltou o prefeito Evaldo.
Programação
Sexta (10)
18h – Abertura do pavilhão gastronômico
19h – Abertura do Festival e boas vindas
21h – Grupo Sarau Afro-Açoriano
22h – Trio Forró Brasil
Sábado (11)
11h – Abertura do pavilhão gastronômico
12h – Show Encanto Catarina
14 – Show MPB – Andreza Flores
16h – Apresentação Grupo Alegria
16h30 – Coral de Porto Belo
17h – Maracatu
17h30 – Coral de Porto Belo
20h30 – Show “30 anos de Mira Ira” – Lula Barbosa
22h – Manifesto Ouroborus
Domingo (12)
11h – Abertura do pavilhão gastronômico
12h – Grupo “In Conserva”
Início Caldeirada de frutos do mar
13h – Bárbara Damásio e banda
14h – Banda “Só Veneno”
21h – Grupo “Sul Fluido”
22h30 – Expresso Rural
Segunda (13)
11h – Abertura pavilhão gastronômico
12h – Banda “Tape Vox”
15h30 – Apresentação Boi de Mamão
16h – Show de Talentos – Escola Tiradentes
20h – Show encerramento – Lucas e Fabiano