Em julho, foi iniciada a construção da edificação anexa ao Salão Kunze, que fica ao lado do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava, no Distrito da Vila Itoupava, em Blumenau. A estrutura servirá de apoio às atividades gastronômicas e culturais promovidas no novo espaço localizada na região mais alemã da cidade.
O investimento para construção do anexo do Salão Kunze que terá cerca de 160m² é de R$ 352.761,20, e foi viabilizado por meio de emenda parlamentar e contrapartida do município, já previstos em programa específico do Ministério do Turismo. O trabalho está sendo realizado pela prefeitura, através da Intendência da Vila Itoupava.
A estrutura será construída aos fundos do antigo Salão Kunze, edificação enxaimel que estava instalada junto a Rua Gustavo Ruedger, e sediou por muitos anos a Sociedade União, tradicional Clube de Caça e Tiro do Distrito, que atualmente está desativado. O salão foi doado ao município em 2018, por Caryl Vogel, herdeiro da propriedade e neto do fundador e construtor do Salão, Paul Kunze.
Desde então, a estrutura recebeu serviços de restauro e manutenção em sua estrutura, e sua remontagem plena será finalizada no segundo semestre de 2022. “A reforma geral e realocação do Salão Kunze é a maior obra de restauro de edificação em enxaimel atualmente em execução no país. Além disto, a iniciativa tem valor imensurável pois nasceu de entendimento entre sociedade e governo, que trabalharam em conjunto para a recuperação do imóvel e a consecutiva devolução para uso de toda a comunidade”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.
Por conta da relevância, o município elaborou um projeto para valorizar ainda mais o futuro Complexo Turístico e Cultural da região mais alemã da cidade. A nova estrutura vai complementar a paisagem no entorno da antiga Cervejaria Feldmann, que atualmente é sede do Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava.
Com a conclusão da remontagem do Salão Kunze e o início da construção do seu anexo, a Intendência Distrital em conjunto com a Secretaria de Concessões e Parcerias deverá iniciar o processo licitatório (concorrência) para viabilizar a entrega dos espaços em 2023 para a iniciativa privada. Ao concessionário caberá concluir a estruturação do entorno, com obras de urbanização, cabendo a gestão do Salão Kunze como ambiente gastronômico e modernizando a estrutura da antiga Cervejaria Feldmann, que deverá ser vocacionada a receptivo turístico no extremo norte de Blumenau.
Sobre o Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava
Criado em 2001, o Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava (CTC) é mantido por meio de recursos do orçamento municipal e de repasses mensais feitos pela empresa Veolia Brasil, em cumprimento do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público do Estado de Santa Catarina, em 18 de dezembro de 1997.
A gestão do CTC é feita pelo Conselho de Administração, vinculado a Intendência Distrital da Vila Itoupava, autarquia municipal que gere a unidade e executa as deliberações do Conselho de Administração.
Por João Vitor Korc, da SECOM/BNU