A fim de combater os atos de vandalismo que vêm ocorrendo no Ambulatório Geral da Família Guilherme Jensen (AGF Itoupava), a Prefeitura de Blumenau, através das secretarias de Administração e Saúde (Sedead e Semus), decidiu contratar vigilância ininterrupta para o local.
Anderson Rosa, secretário de administração, informa que está trabalhando em conjunto com a Semus para atender prontamente a demanda da unidade com um vigilante presencial. Segundo ele, o servidor, inicialmente, será do quadro de colaboradores da Prefeitura, atuando em escalas de trabalho diferenciadas e recebendo horas extras. Ele enfatiza que esta é uma solução temporária e emergencial, e que novas informações sobre a vigilância serão divulgadas em breve.
Vandalismo recorrente em menos de 30 dias
Nos últimos 30 dias, a AGF Itoupava sofreu dois episódios de vandalismo. Em março, mais de 40 metros de fio foram furtados, e em abril, mais de 100 metros de fio de cobre foram subtraídos, prejudicando o atendimento à população local.
Marcelo Lanzarin, secretário de promoção da saúde, lamenta a situação e destaca que esta já é a sétima ação de vandalismo em pouco mais de um ano, sendo a segunda em menos de um mês. Ele conta que várias medidas já foram tomadas, como fechar com alvenaria o acesso à fiação e cercar com grades todo o trajeto dos cabos, mas os furtos continuam acontecendo. Lanzarin ressalta que o custo adicional da contratação do vigilante é equivalente ao pagamento de um médico por quatro horas na unidade.